O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS
Abstract
O estudo buscou uma reflexão com a seguinte problemática: de que maneira o lúdico pode ser empregado na construção da aprendizagem nas séries iniciais? Refere-se ao lúdico como ferramenta de ensino e aprendizagem nas séries iniciais, tem como objetivo geral: compreender o lúdico enquanto ferramenta pedagógica facilitadora da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, concluiu-se que as atividades lúdicas são excelentes recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem, despertam o desejo pelo saber, a sede de aprender, ainda, possibilitam a formação integral da criança, pois o aluno ao brincar criar suas próprias teorias, conceitos e alarga e melhora as relações sociais. Quanto aos jogos, são recursos pedagógicos de grande relevância, pois de forma lúdica, oportunizam aos alunos a despertarem o interesse pelos conteúdos abordados nas unidades curriculares, ainda, favorecem aspectos fundamentais para o processo de aprendizagem significativa, desenvolvendo a atenção, concentração, socialização, construção da autonomia, do raciocínio e criticidade, além de possibilitar compartilhar e cooperar.
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