A PRODUÇÃO DE ROTEIROS DE ESTUDO NA PANDEMIA: RETROCESSOS E PERSPECTIVAS DE MITIGAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DA REDE PÚBLICA
Abstract
Erigido em pesquisa documental, o artigo apresenta análises sobre a produção de roteiros de estudos utilizados pela rede estadual de ensino do Tocantins, no contexto da pandemia da Covid-19. Expõe retrocessos no ensino e aprendizagem na pandemia, discute práticas pedagógicas e avaliativas. Discute o suporte oferecido pela rede com a proposição do Reordenamento Curricular e com as formações e orientações para a produção de roteiros de estudo. Destaca a produção de roteiros com desalinhamento da carga horária e quantidade de atividades propostas, das habilidades selecionadas dos documentos curriculares da rede e os objetos de conhecimento/conteúdos desenvolvidos nos instrumentos; a criação de poucas atividades criativas, o que deixaram os roteiros muito mecânicos; e práticas avaliativas desarticuladas das habilidades selecionadas, sem espectro diagnóstico, formativo. Destaca a necessidade da ampliação das políticas públicas educacionais e o labor de muitas mãos dos atores escolares e sociais para a mitigação das aprendizagens nos próximos anos.
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