AÇÃO AFIRMATIVA NOS CURSOS OFERTADOS PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
Abstract
Este texto é sobre a inclusão de estudantes indígenas e quilombolas no ensino universitário como parte do processo de garantia de direitos para estas populações. Assim, o recorte aqui estabelecido é o programa de inclusão denominado Ação Afirmativa na UAB, na Universidade Federal do Tocantins. O Programa UAB/AF tem como foco incluir estudantes Indígenas e Quilombolas nos cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil, projeto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, que oferta cursos na modalidade à distância. A meta principal do Programa UAB/AF é aproximar e estabelecer vínculos entre a Universidade Federal do Tocantins e as comunidades quilombolas e indígenas do estado do Tocantins.
References
CASTORINO, A. Uma experiência com povos indígenas e quilombolas no curso de formação de gestores e conselheiros de cultura. In: MORAES, Nelson Russo de et al (Orgs.) Povos originários e comunidades tradicionais: trabalhos de pesquisa e de extensão universitária – volume 3. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019.
DIAS DE OLIVEIRA, S. M., RAIMUNDO REYES, C., & BATISTA CASTORINO, A. (2021). Conversas com quem fala outra língua. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 438–462. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.4892.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra – 29ª ed. 1987.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico de 2010. Biblioteca digital. Rio de Janeiro. Disponível em:
PONSE, L. C. Letramento Acadêmico Indígena e Quilombola: uma Política Linguística Afirmativa voltada à Interculturalidade Crítica. Dossiê • Trab. linguist. apl. 57 (3) • Sep-Dec 2018. Unicamp, SP. Disponível em: https://doi.org/ 10.1590/0103181386537 44444791>. Acesso em 08 de dezembro de 2021.
SANTOS, B. S. SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
SANTOS, Thais C. Diversidade e Representação: Os(As) Quilombolas no Ensino Superior. Uberlândia, MG. 2018. Disponível em:
ZANELLA, B. De olho nos desafios da EaD, reitor e pró-reitor visitam comunidades no Jalapão. Palmas - TO, 2022. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).