VALIDAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL PARA CONTEXTO DE ENSINO INDÍGENA REALIZADA POR UM COMITÊ AD HOC

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar os principais resultados da validação de um produto educacional bilíngue (português e Nheengatu), da área de informática, desenvolvido para estudantes de um contexto educacional indígena.  Os procedimentos teórico-metodológicos envolvem a constituição de um comitê Ad hoc, composto por quinze avaliadores, da área de design, computação e falantes da língua indígena Nheengatu.  A análise foi realizada por meio de questionários qualitativos, com uso do método de análise de conteúdo para interpretação dos dados. Os resultados demonstraram a efetividade do produto quanto à clareza e à pertinência dos itens avaliados, evidenciando as categorias design, infografia e tipografia como os principais aspectos a serem ajustados na proposta. A validação do produto buscou enfatizar a inclusão dos grupos vulneráveis, especialmente, dos estudantes indígenas para que ingressem e permaneçam no sistema educativo formal, promovendo o princípio de igualdade de acesso e melhoria na qualidade das aprendizagens.

Author Biographies

Bruno da Silva Andrade, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Mestre em ensino tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Especialista em Informática na educação pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com o IFAM. Graduado em Licenciatura plena em Informática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e ensino médio pela Escola Agrotécnica Federal do Amazonas. Atuou como Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus São Gabriel e é Membro do Grupo de Pesquisa de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino do IFAM. Atualmente, trabalha como professor de informática e robótica pelo grupo Nilton Lins.

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Graduada em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Linguística (2005), na área de Variação e Ensino e Doutora em Linguística (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora EBTT Instituto Federal do Amazonas. Campus Manaus Centro - Manaus- AM – Brasil.

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Published
2024-01-15