O DEBATE CONTEMPORÂNEO DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CONTEXTO BRASILEIRO E A AMEAÇA DA ONDA CONSERVADORA AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar como a educação sexual tem sido historicamente construída no currículo escolar brasileiro. Para tanto, apresentaremos um quadro geral da implementação da Educação sexual em escolas brasileiras e problematizaremos as disputas arquitetadas por bancadas políticas conservadoras que discordam da abordagem de questões de gênero e sexualidade nos espaços públicos, como a escola. Trata-se de um recorte da minha tese de doutorado que teve como tema central as concepções de educação sexual de professores do ensino fundamental no atual contexto de narrativas e discursos. Os resultados do estudo apontam que entre os anos de 1997 e 2011 houve investimentos expressivos em políticas públicas que culminaram em avanços importantes no campo da educação sexual, mas, a partir de 2013, em virtude de mobilizações discursivas de setores conservadores que passaram a ocupar instâncias de decisão política do Estado e não estavam de acordo com as mudanças de paradigmas sociais, deu-se início a uma série mobilizações discursivas que passaram a interferir na aprovação de leis e na consolidação de políticas afirmativas que vinham sendo implementadas nas últimas décadas.

Author Biography

Luciane da Silva Vicente, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Graduada em Ciências Biológicas (pela FIG), Mestre em Educação (pela UNINOVE) e Doutora em Educação (pela UNINOVE). Atualmente é professora de Ensino Fundamental II e Médio na rede Municipal de São Paulo.

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Published
2024-06-17