TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Abstract

A tecnologia digital possibilita produção do conhecimento voltadas a uma formação humana integral, bem como permite versatilidade no trabalho, tanto dos professores quanto dos estudantes, tornando o estudo personalizado, ativo e cooperativo. Assim, este artigo objetiva conhecer sobre o trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, de modo a refletir sobre como a integração dessas tecnologias contribui para o protagonismo dos estudantes no processo educativo. A partir do fundamento teórico e metodológico da Análise dos Movimentos de Sentidos, o texto está dividido em três seções. Na primeira, apresenta-se o referido fundamento. Após, discorre-se sobre a concepção de trabalho pedagógico adotada. A terceira seção compõe-se de reflexões sobre como o trabalho pedagógico, com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), pode promover o protagonismo dos estudantes. Conclui-se que as TICs fazem parte dos contextos sociais vivenciados pelos sujeitos e não se pode mais desconsiderar este aparato no trabalho pedagógico dos professores.

Author Biographies

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Educação (UNISINOS). Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI). Especialista em Mídias na Educação (UFSM). Graduada em Pedagogia (Uniasselvi). Graduada em Psicologia (UNIJUI). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Estágio pós-doutoral (UFPEL). Doutora em Educação (UFRGS). Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI). Especialista em Literaturas em Língua Portuguesa (UNIJUI). Graduada em Pedagogia e Letras (UNIJUI). Professora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Marcos Jose Andrighetto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Doutorando em Educação (UFSM). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). Especialista em Práticas Assertivas em Gestão da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos (IFRN). Graduado em Gestão Pública (UNIJUI). Licenciado em Pedagogia (UNICV). Licenciado em Ciências Sociais (FAEP). Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

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Published
2024-04-22