DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: MAPEAMENTO
Abstract
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar um exercício de escrita acadêmica proposto a recém-mestrandos, por meio da técnica de Mapeamento Teórico. A temática selecionada foi a política educacional inclusiva com o aporte teórico dos documentos oficiais, como a Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996), a Lei Brasileira de Inclusão - LBI (2015) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). A seleção resultou em 20 artigos, limitados entre 2012-2022, publicados em revistas Qualis A ou B. O resultado revelou pelo menos dois aspectos: (i) políticas públicas, embora tenham ampliado o alcance de atendimentos como documentos, o contexto apresentado para a efetivação dessas ações ainda se mantém restrito a limitações de estrutura e de formação de profissionais, entre outros obstáculos; (ii) o mapeamento demonstrou ser uma ferramenta para o aprimoramento de procedimentos de síntese e análise crítica das publicações realizadas por recém-mestrandos.
References
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