SAUDE MENTAL E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Abstract
Esse estudo tem o objetivo de identificar os principais fatores de risco para o adoecimento psíquico do docente no ensino superior e sua relação com o trabalho. Através de uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo, Periódicos Capes e Biblioteca virtual Google acadêmico, selecionou-se 18 artigos dos últimos cinco anos, no idioma português e inglês. Os resultados demonstram que o trabalho docente está relacionado com diversos fatores de risco à saúde mental, como: sobrecarga de trabalho; exigências burocráticas e administrativas; horas excedentes à jornada; pressão por produtivismo; recursos escassos; perda de direitos na carreira. Ademais se constatou alguns indicadores de adoecimento psíquico, como: fadiga crônica, estresse, insônia, falta de motivação, sintomas ansiosos, dores crônicas; sintomas depressivos. Conclui-se que a saúde do docente está intrinsecamente ligada às condições de trabalho, ao processo de individualização e ao sistema capitalista onde a educação é ajustada aos moldes para atender os intereses deste sistema.
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