OS ENTRAVES PARA O ACESSO À EDUCAÇÃO EMANCIPADORA DIANTE DO PRIMADO UNIVERSALISTA DO COLONIALISMO EUROPEU
Abstract
O presente artigo trata de uma análise da Educação brasileira na contemporaneidade, suas matrizes ideológicas coloniais que servem o capital. Analisa-se como a educação brasileira pode se instituir de forma democrática em tempos nos quais o colonialismo e o patrimonialismo reafirmam-se como formas restritivas do pensamento humano. Levanta-se a hipótese de que somente a instituição de uma educação emancipadora é capaz de quebrar o paradigma colonial que serve o capital e que é reafirmado pela atual política de exclusão social do governo brasileiro, em especial no âmbito da educação. Utiliza-se como base epistemológica a crítica ao sistema colonialista educacional, reafirmando a importância da valorização das relações humanas dotadas de subjetividade. Prioriza-se a instituição de uma educação que leve em conta as diversidades das epistemologias do Sul que dão lugar de fala aos diversos grupos que muitas vezes são subjugados por políticas educacionais que reafirmam o poder das elites.
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