DA DISCIPLINA À PALAVRA: A PSICANÁLISE NA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO COM ADOLESCENTES NO CONSELHO TUTELAR
Abstract
O artigo é fruto de uma pesquisa cujo objetivo foi pensar e problematizar a atuação do psicólogo no Conselho Tutelar a partir de uma interlocução entre a psicanálise, a educação e a justiça. A pesquisa foi motivada pelas demandas que se apresentam a este profissional, visando subsidiar as ações executadas pelos conselheiros tutelares, sendo muitas vezes convocado para uma atuação pericial ou fiscalizadora. Visa discutir e pensar sobre o risco da burocratização dessa função, que pode corroborar a medicalização e a judicialização de conflitos que se apresentam entre adolescentes e escola, trazendo vinhetas de um caso acompanhado em pesquisa-intervenção orientada pela psicanálise. Propõe que o psicólogo possa operar uma escuta sobre as demandas que lhe chegam, com destaque para os casos de adolescentes encaminhados pela escola ao Conselho Tutelar, que possa incidir sobre o sujeito adolescente em questão com efeitos sobre os impasses no diálogo entre ambas as instituições.
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