NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ESTIMULANDO A APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA FOCADA NA GAMIFICAÇÃO
Abstract
Buscando analisar reflexões de diferentes autores a respeito da gamificação, realizou- se esta pesquisa, através de uma revisão bibliográfica, com o objetivo de compreender contribuições da gamificação como estratégia de ensino na prática docente. Atualmente os estudantes estão cada vez mais inseridos no mundo e cultura digital, através de dispositivos e aplicativos móveis conectados à internet, necessitando de aulas que estimulem seu interesse escolar de forma envolvente e motivadora e aprimorando sua capacidade de pensar para a resolução de problemas e a criticidade. Todavia, para que o educador possa contar com esse suporte tecnológico, faz-se necessário que tenha como recurso para aperfeiçoamento de sua prática docente a participação em capacitações tecnológicas que viabilizem e o preparem para o uso das novas tecnologias digitais em seu cotidiano. As estratégias de ensino/aprendizagem gamificadas podem possibilitar o encantamento pedagógico discente, aumentando a participação e a atenção dos educandos durante os processos de ensino e construindo, de forma colaborativa, aprendizagens significativas capazes de levar os alunos a maiores níveis de desenvolvimento cognitivo, desde que bem aplicadas. Dessa forma, é possível potencializar a práxis pedagógica e permitir o alcance dos objetivos esperados, superando as expectativas qualitativas da aprendizagem.
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