RELAÇÕES SOCIAIS E AFETIVAS DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE MOVIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO OLHAR DA PROFESSORA E DAS CRIANÇAS

Abstract

Este artigo objetiva analisar se a dificuldade de movimento influencia as interações sociais e afetivas de crianças no contexto escolar. Refletindo a partir da questão: Como a dificuldade de movimento interfere nas interações sociais e afetivas de crianças no contexto escolar? Quanto ao método, caracteriza-se como uma pesquisa quali-quanti, cujo loco foi uma escola municipal de educação infantil da cidade de Manaus. Os instrumentos utilizados foram o teste Movement Assessment Battery for Children - MABC-2 e entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa 24 crianças com idade de 4-5 anos e a professora regente. Como resposta à questão norteadora, este estudo conclui que a dificuldade de movimento não interfere nas interações sociais e afetivas no contexto escolar pesquisado. Os dados apontam que, na verdade, a dificuldade de movimento tem interferido nas atividades da vida escolar (atividades pedagógicas), e não nas relações sociais e afetivas da criança.

Author Biographies

Marta Patrícia Faianca Sodré, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM). Mestra em Educação (PPGE/UFAM). Especialista em LIBRAS (UNIASSELVI). Graduada em Licenciatura e Bacharel em Dança (UEA). Professora da SEDUC-AM e SEMED-AM. 

Samia Darcila Barros Maia, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM). Mestra em Educação (PPGE/UFAM). Especializada em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário do Norte. 

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP/SP). Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP/SP). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Bacharelando em Direito. Professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

João Otacílio Libardoni dos Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (CEFD/UFSM). Doutor e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC).  Professor Associado Nível I da Universidade Federal do Amazonas e ocupa o cargo de Diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM). 

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Published
2023-05-15
Section
Artigos