ANÁLISE SOBRE A ATUAL CONJUNTURA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Abstract
Não é recente a discussão sobre avaliação da aprendizagem nas instituições de ensino, principalmente no que tange os métodos utilizados para a sua realização. Assim sendo, recaindo em face às circunstâncias globais do sistema de ensino e modo de aprendizado, a avaliação tem a capacidade de proporcionar a instituição de conhecimentos acerca dos métodos de avaliativos, conteúdos pedagógicos, dados ligados ao desenvolvimento, desempenho, participação e, bem como, das transformações comportamentais dos educandos ao longo do aprendizado. Desta forma, não se tornando mais cabível ter a ideia de que o único a ser avaliado será o educando e o seu desenvolvimento cognitivo. Sendo que a aprendizagem se dá, principalmente, pelo compartilhamento de ideias e de informações entre professor e aluno, de forma integral. Não podendo, desta forma, a avaliação ser considerada tão somente como um sistema de aprovação ou reprovação dos educandos. Devendo a mesma ser considerada como um processo de qualificação do aprendizado vivido, funcionando como tática para a elaboração de um planejamento mais eficaz e de uma organização mais precisa das atividades pedagógicas desenvolvidas pelos educadores. Desta forma, o presente artigo vem a tratar da avaliação da aprendizagem no ensino superior. Tendo como objetivo principal analisar os métodos utilizados atualmente para o desenvolvimento da avaliação e, bem como a sua importância para o ensino. No que tange aos métodos metodológicos foram utilizadas a metodologia de revisão bibliográfica, que possibilita compreender as pesquisas existentes, bem como obter conclusões a partir do tema proposto. Foram utilizados também o método qualitativo e descritivo na abordagem do tema em si.
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