A MIGRAÇÃO DE AULAS PRESENCIAIS PARA SÍNCRONAS ONLINE: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE MESTRADO
Abstract
Considerando o novo cenário brasileiro de uso de tecnologia que envolve interação síncrona, esta pesquisa investiga as percepções dos alunos sobre o processo ensino/aprendizagem no cenário das aulas remotas. Os participantes são 39 alunos de três turmas de mestrado profissional de uma universidade privada do sul do Brasil. A coleta de dados foi feita com um questionário online. Dentre os resultados da investigação, os dados revelam que os participantes percebem que eles aumentaram o grau de familiaridade deles com as ferramentas utilizadas nas aulas síncronas online no decorrer do semestre. Além disso, eles percebem a importância da corresponsabilidade do aluno e professor para o sucesso das aulas. Espera-se que estes e os demais resultados sirvam para fomentar a discussão sobre metodologias de ensino e o novo papel do professor neste cenário recente, e para elaborar cursos de capacitação de professores que abarquem tais assuntos.
References
CALADINE, R. A short History of Learning Technologies. Enhancing e-leaning with media-rich content and interactions. e-book: IGI Global, 2008.
CAMPBELL, A. J. Let the Data Speak: Using Rigour to Extract Vitality from Qualitative Data. The Electronic Journal of Business Research Methods, 18(1), pp. 1-15, 2020. Disponível em: www.ejbrm.com Acesso em 15 out. 2022.
COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: Novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Org. César Coll e Carles Monereo. Trad. Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Ubiquitous Learning: An Agenda for Educational Transformation. In: Ubiquitous Learning, ed. Bill Cope & Mary Kalantzis. Urbana, Chicago: University of Illinois Press, 2009.
DABBASGH, N. Pedagogical models for e-learning: A theory- based design framework. International Journal of Technology in Teaching and Learning, 2005, 1(1), 20. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/252514924_Pedagogical_Models_for_E-Learning_A_Theory-Based_Design_Framework Acesso em 12 jul 2020.
DELLAGNELO, A. C. K.; MUCK, K. E.; ABREU, B.B. Reflexões acerca das demandas dos alunos relativas às práticas pedagógicas em uma disciplina do EaD: particularizando a autonomia. In: IV SEPEaD Seminário de Pesquisa em EAD Desafios para o futuro da EaD, 2012, Florianópolis. Anais do IV SEPEaD, 2012. p. 201-207. Disponível em: https://ead.ufsc.br/seminario2012/files/2012/04/Anais-vers%C3%A3opreliminar-.pdf Acesso em 15 Out 2022.
FORMIGA, M. (2011). Panorama Nacional e Internacional de Educação Aberta e a Distância. Rede EAD Senac. Curso de Especialização em Educação a Distância 2011.
GEE, J. P. Situated language and learning: a critique of traditional schooling. New York: Routledge, 2004.
KALANTZIS, M.; COPE, B. New Learning: Elements of a science of education. 2. ed. Sydney: Cambridge University Press, 2012.
LIMEIRA, G. N.; BATISTA, M. E. P.; BEZERRA, J. de S. Challenges of using the new technologies in higher education in front of the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e2219108415, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i10.8415. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8415 Acesso em: 19 oct. 2022.
MARTINS, B. A.; RANGNI, R. de A. A COVID-19 sob a ótica de professores da educação superior no Brasil. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e140720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1407. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1407 Acesso em: 15 out. 2022.
MUCK, K.; KLUGE, D. C. Language teacher professional education: The role of peer-to-peer learning in online environments. International Journal for Innovation Education and Research, v. 9, n. 4, pp. 304–317, 2021. DOI: 10.31686/ijier.vol9.iss4.3059. Disponível em: https://scholarsjournal.net/index.php/ijier/article/view/3059 Acesso em: 10 jan. 2022.
PAULO, J. R. de; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. de. Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e152520, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1525. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1525 .Acesso em: 19 out. 2022.
PIMENTA, J. S.; BRENHA ABREU DOS SANTOS, P. .; DE BRITO DANTAS, B. R.; CARVALHO SOUZA BESSA, C. . Educação em tempos de pandemia: desafios, reflexões, aprendizagens e perspectivas. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e141320, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1413. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1413 .Acesso em: 19 out. 2022.
VASCONCELOS, S. M.; COELHO, Y. C. de M.; ALVES, G. Q. Higher education in a time of pandemic: what now, professor? Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e146920, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1469. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1469 .Acesso em: 20 set. 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).