HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA DE EDUCAÇÃO LIBERADORA PARA UM DESENVOLVIMENTO MAIS SUSTENTÁVEL
Abstract
Este artigo objetivou examinar se a proposta de extensão da Universidade Federal do Tocantins, denominada curso “Assessores Populares em Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, tem compatibilidade com os modelos de educação como prática da liberdade e a pedagogia da autonomia defendidos pelo professor Paulo Freire, em homenagem ao seu centenário. A metodologia com abordagem qualitativa amparou-se no método hipotético-dedutivo, na pesquisa-ação e no método comparativo. O resultado evidenciou o papel da extensão universitária como ferramenta efetiva da educação democrática e libertadora na aceleração da implementação da Agenda 2030, com a formação de agentes multiplicadores. A conclusão foi de que essa ação de extensão da UFT tem estreita conexão com a proposta defendida por Freire por consistir num instrumento por meio do qual educando e educador trabalham juntos a partir da vivência do educando, da escuta e do diálogo criativo, que oportunizam novos saberes para a solução dos problemas locais.
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