REFLEXOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Abstract
A pandemia Covid-19 tem ampliado as dificuldades sociais, econômicas e educacionais em todo o mundo. No Brasil vem apresentando transformações em todos os setores da vida social, neste artigo é proposto uma reflexão dos impactos na educação brasileira. Com o objetivo de compreender as mudanças que a pandemia trouxe para a educação e as mudanças que têm ocasionado no cotidiano dos professores, tendo por base o ensino remoto nos anos de 2020-2021. Assim, desenvolve-se um estudo exploratório, quanti-qualitativo, situado na sociologia da educação, ocupando-se das análises bibliográficas e experiências educacionais experenciadas diante do campo da pesquisa, a partir do isolamento e suspensão de atividades presenciais. Os resultados revelaram que a pandemia tem acarretado consequências drásticas na educação, dentre elas, destacam-se a evasão e a desigualdade no acesso tecnológico.
References
BERG, J.; VESTENA, C.L.B.; ZWIEREWICZ, M.; COSTA-LOBO, C. Pandemia 2020 e Educação. Revista Brasileira De Educação Ambiental, 15(4), 470-487, 2020.
CARVALHO, D. P.; ROCHA, C. F. L. Universidade fica inviável. APUFSC – Sindical - Professores pela Universidade Pública. Disponível em: https://www.apufsc.org.br/2021/05/06/universidade-fica-inviavel/ acessado em 16/07/2022.
CONSED. Ano letivo e ensino remoto. 2020. Disponível em: https://consed.info/ensinoremoto/ acessado em 16/07/2022
CIEB. Planejamento das secretarias de educação do Brasil para ensino remoto. Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/04/CIEB-Planejamento-Secretarias-de-Educac%C3%A3o-para-Ensino-Remoto-030420.pdf acessado em 16/07/2022.
DANIEL, J. Educação e a pandemia COVID-19. Prospects, 49 (1), 91-96, 2020.
DANTAS, S. S. (Re)significação da prática docente na pandemia Por Covid-19: ensino remoto emergencial, novos sentidos, novas perspectivas. 2020. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/67485 acessado em: 06/07/2022
FCC – Fundação Carlos Chagas. Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Informe nº 1, 1-5. 2020a. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2020/06/educacao-pandemia-a4_16-06_final.pdf acessado em 16/07/2022
FCC - Fundação Carlos Chagas. Educação escolar em tempos de pandemia. Similaridades e Diferenças nas Redes de Ensino, Sexo e Cor/Raça. Informe nº 2, 1-9. 2020b. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2020/09/educacao-pandemia-info2-a4.pdf acessado em 16/07/2022
GARCIA, C.D.M. Planejamento de ensino: fase de preparação. Educar em Revista, (3), 9-34, 1984.
HUANG, R.H.; LIU, D.J.; TLILI, A.; YANG, J.F.; WANG, H.H. (2020). Manual de Facilitação de Aprendizagem Flexível Durante a Interrupção do Ensino Regular: A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem Ininterrupta Durante o Surto de COVID-19. Smart Learning Institute of Beijing Normal University. UNESCO. International Research and Training Centre for Rural Education. Disponível em: http://sli.bnu.edu.cn/uploads/soft/200421/2_2115228391.pdf acessado em 16/07/2022 Acessado em 16/07/2022
LOFTS, E.U.A. (2020). Características do trabalho do corpo docente no sistema de ensino à distância durante a pandemia COVID-19. Disponível em: https://scholar.google.es/scholar?hl=es&as_sdt=0%2C5&q=Characteristics+of+the+work+of+the+teaching+body+in+the+remote+ensino+system+during+the+COVID-19+pandemic.+O+world+of+science%2C+culture%2C+education%2C+%283+%2882%29.&btnG= Acessado em 16/07/2022.
MORAN, J. Transformações na Educação impulsionadas pela crise. 2020a. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2020/05/Transforma%C3%A7%C3%B5es.pdf acessado em 06/07/2022.
MORAN, J. Como acelerar as mudanças na Educação. Educação Transformadora. 2020b. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/?p=1678 acessado em 06/07/2022.
MORAN, J. Avanços e desafios na educação híbrida. 2021. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2021/01/desafios_hibrido.pdf acessado em: 06/07/2022.
MOREIRA, J.A., HENRIQUES, S., & Barros, D. M. V. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, (34), 351-364, 2020.
OLIVEIRA, R. M. de, CORRÊA, Y., & Morés, A. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, 5, e020028, 1-18, 2020.
PÉREZ-LÓPEZ, E.; ATOCHERO, A.V.; RIVERO, S.C. A educação a distância na época do COVID-19: Análise na perspectiva dos estudantes universitários RIED. Revista Ibero-americana de Educação a Distância, 24 (1), 331-350, 2021.
SANTOS, R. A pandemia do novo coronavírus e a urgência de repensar o mundo. BdF – Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/03/25/artigo-a-pandemia-do-novo-coronavirus-e-a-urgencia-de-repensar-o-mundo acessado em: 06/07/2022.
SANTOS E CAMPOS, M. A.; MARIHAMA, D. K. A. Planejamentos coletivos: caminhos para a reflexão e (re)construção da prática docente. In C. Julião, C. B. Novo, F. D., Asensi, R. B. de Oliveira, & R., Segal, (Orgs.). Temas contemporâneos da educação, (pp.106-121). Ed. Pembroke Collins, 2020.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A.C. Educação na pandemia: a falácia do ensino remoto. Universidade e Sociedade, Brasília, 2021.
SILVA, A.V.M. Educação e tecnologia no contexto da pandemia de covid-19: interfaces entre os pressupostos da Unesco e o parecer CNE/CP Nº 05/2020. Democratizar, 13(2), 70-83, 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Vozes Limitada, 2014.
VALENTE, G. S. C., MORAES, É. B. de., Sanchez, M. C. O., Souza, D. F. de., & Pacheco, M. C. M. D. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research Society and Development, 9(9), 1-13, 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).