A MÍDIA COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO: O QUE SE PODE APRENDER COM A NOVELA AMOR DE MÃE?

Abstract

Este artigo debate a relação entre mídias e práticas pedagógicas. De forma específica, a intenção é compreender como a telenovela brasileira se constitui em uma prática pedagógica que contribui com a construção dos sujeitos e com o processo de formação de opinião destes indivíduos. A discussão se fundamenta em autores como Freire (1996), Giroux (1997), hooks (2013), Hamburguer (2011), Fischer (2002; 2017), entre outros. Aqui, a intenção é apresentar como as relações entre TV e educação se organizam e como informações didáticas podem ser identificadas a partir de uma análise das telenovelas. Tomando-se como referência a novela Amor de Mãe, percebe-se que esta, principalmente a trama da personagem Camila, pode contribuir de forma eficiente para reflexões e debates de cunho político e social sobre questões de gênero, raça e classe dentro e fora sala da aula.

Author Biographies

Vanessa da Silva Correia, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia (PPG-IELT) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Lúcia Gonçalves de Freitas, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutorada em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Docente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologia (PPG-IELT), Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Published
2022-09-13