ENTRELACES RIZOMÁTICOS NA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE PARA A COMPREENSÃO DAS DIVERSIDADES

Palavras-chave: Prática de Liberdade. bell hooks. Rizoma.

Resumo

Este estudo busca refletir sobre a concepção de Educação como prática de liberdade para a compreensão das diversidades em contexto de pós-graduação. Visamos entender como esta visão se constrói de modo alinear, não hierarquizado e conectado em uma construção textual multimodal que se deu em uma ferramenta digital disponível online – o Padlet.  Os procedimentos metodológicos deste estudo incluem o estudo documental da ferramenta a partir de uma abordagem pós-qualitativa que entende as pesquisadoras como internas ao contexto que pesquisam modificando e estando sujeitas a modificações em seus modos de pensar. Optamos como lente epistemológica pela metáfora do rizoma, tql como entendida por Deleuze e Guattari (1995) Para a construção da discussão foram analisadas produções construídas por discentes em uma disciplina de um programa de Pós-graduação stricto sensu de uma Universidade pública de Goiás. Para ampliar as discussões sobre educação como prática de liberdade, fundamenta-se nos estudos de Freire (1967, 1987, 1992) e hooks (2013), entre outros estudos. As conexões feitas entre as produções analisadas mostraram que a concepção de educação como prática de liberdade quando experienciada na práxis pode propiciar uma formação crítica a respeito das diversidades dentro da formação docente.

Biografia do Autor

Yasmin Teles, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda em Educação, Linguagem e Tecnologias pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás. Suplente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Anápolis-Goiás, representando o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Monitora no Laboratório de Mídias Interativas (LIM) do PPG-IELT (UEG).

Letícia Gottardi, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestranda em Linguagens e Práticas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - PPG-IELT (UEG - UnCSEH).  Graduada em Letras Português/Inglês e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás, UEG - UnCSEH (2020).  Atualmente integra o Grupo de estudo INTEGRA - Perspectivas Críticas em Educação Linguística e Letramentos. Editora de vídeos no projeto MESCLA - The Podcast! Multimídias na Educação Linguística Crítica e monitora no LIM do PPG-IELT (UEG). 

Barbra Sabota, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Letras e Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UEG). Pós-doutora em Linguística Apicada pela UnB. Docente e pesquisadora na Universidade Estadual de Goiás desde 2004, Anápolis, Goiás, Brasil.

Referências

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Publicado
2022-09-13