PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA PARA ‘VLOG LITERÁRIO’ NO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Na atualidade, há uma mudança na forma de aprendizado dos alunos, isso acontece porque eles têm acesso aos mais variados textos através das tecnologias digitais. Um exemplo disso é o vlog que é um gênero discursivo em que os alunos gravam vídeos e postam em um canal ou no Youtube. Os vídeos abordam o assunto do interesse do jovem, estimulam a opinião e a socialização dos conteúdos. Um exemplo ocorre com o vlog literário que tem por objetivo compartilhar assuntos da literatura e fazer críticas literárias. O objetivo desse estudo foi o de elaborar projeto pedagógico de leitura e escrita do gênero vlog literário para o 8º ano do Ensino Fundamental, em diálogo com as habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo se fundamenta na concepção interacionista da linguagem, na perspectiva da Linguística Aplicada sobre leitura e escrita. Para a elaboração do projeto pedagógico, tem-se como aporte teórico-metodológico, o projeto pedagógico de leitura e escrita (LOPES-ROSSI, 2011; 2008; 2006; 2003, 2002). Para elaborar o projeto, o primeiro passo foi selecionar e sequenciar as habilidades, voltadas à leitura e à escrita do gênero. A partir disso, foram elaboradas as atividades, seguindo os módulos do projeto: leitura, escrita e circulação do gênero. Por meio do projeto pedagógico de leitura e escrita, possibilita-se ao aluno: (1) conhecer as condições de produção do gênero vlog literário; (2) vivenciar situações significativas de interlocução para a formação e desenvolvimento de leitores críticos; (3) produzir vlogs e; (4) interagir com outros jovens trocando experiências de leitura.
References
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo:
Martins Fontes, 2003. p. 261-306.
BEZERRA, L. L.; SANTOS, R. B. Um Estudo Sobre Vlogs e Sua Influência na Cultura Participativa. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2014.
BRASIL, BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação MEC. 2017. Disponível em:
FUZA, Â. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSSI, R. J. Concepções de linguagem e o ensino da leitura em língua materna. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 14, n.2,p.479-501,jul./dez.2011
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 2ª. Ed. São Paulo: Martins, 1993.
LOPES-ROSSI. M. A. G. Procedimentos para estudo de gêneros discursivos da escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP.ISSN1806-275X.2006.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Práticas de leitura de gêneros discursivos: a reportagem como proposta. In: PETRONI, M. R. (Org.). Gêneros do discurso, leitura e escrita: experiências de sala de aula. São Carlos: Pedro & João Editores; Cuiabá: EdUFMT, 2008.
MORAES, V. A propaganda social no ensino médio: da leitura crítica à produção de peças publicitárias. In Lopes-Rossi (org). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté-SP. Cabral Editora, 2002.
MONTANHA, F. A. R. P. Por um estudo dos vlogs: apontamentos iniciais e contribuições teóricas de Marshall McLuhan, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/contemporanea/article/view/2151
PEREIRA, G.; GUIMARÃES, R. C. M.; SANTOS, G. P. Vlogs literários: o incentivo à leitura por meio da mídia social digital YouTube, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33109
ROJO, R. H.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
ROJO, Roxane. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial. 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).