REVISÃO DA LITERATURA SOBRE BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Meditação. Educação. Bem-estar. Aprendizagem.

Resumo

A revisão de literatura tem como objetivo identificar os benefícios da prática meditativa na educação de crianças e adultos. As buscas nas bases de dados resultaram em mais de 200 artigos, que foram submetidos à análise de conteúdo. Na primeira fase, eles foram organizados e classificados na biblioteca Mendeley. A segunda é a classificação daqueles que tratam dos benefícios da meditação na educação de crianças e adultos. Na última, os resultados dos benefícios da meditação na educação foram apresentados em nuvens de palavras. O estudo da literatura concluiu como benefícios para as crianças, bem-estar, controle emocional, gerenciamento de estresse e desempenho escolar. Com os adultos, pode promover o bem-estar, controlar o estresse e a ansiedade e cultivar a compaixão.

Biografia do Autor

Ana Caroline Popp, Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda em Psicologia na Universidade do Contestado (UNC). Bolsistas de Iniciação Científica (UNIEDU).

Liani Maria Hanauer Favretto, Universidade do Contestado (UNC)

Mestra em Psicopedagogia (UNISUL). Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Professora na Universidade do Contestado (UNC).

Mari Aurora Favero Reis, Universidade do Contestado (UNC)

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Licenciada em Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professora na Universidade do Contestado (UNC).

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa/Portugal: LISBOA, 1977.
BLACK, D. S.; FERNANDO, R. Mindfulness Training and Classroom Behavior Among Lower-Income and Ethnic Minority Elementary School Children. Journal of Child and Family Studies, 19 out. 2014. v. 23, n. 7, p. 1242–1246. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2021.
BOTHE, D. A.; GRIGNON, J. B.; OLNESS, K. N. The Effects of a Stress Management Intervention in Elementary School Children. Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, 2014. v. 35, n. 1, p. 62–67. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2022.
BRENDEL, W.; CORNETT-MURTADA, V. Professors Practicing Mindfulness: An Action Research Study on Transformed Teaching, Research, and Service. Journal of Transformative Education, 12 jan. 2019. v. 17, n. 1, p. 4–23. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2022.
BRITTON, W. B. et al. A randomized controlled pilot trial of classroom-based mindfulness meditation compared to an active control condition in sixth-grade children. Journal of School Psychology, jun. 2014. v. 52, n. 3, p. 263–278. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2022.
CARSLEY, D.; HEATH, N. L.; FAJNEROVA, S. Effectiveness of a Classroom Mindfulness Coloring Activity for Test Anxiety in Children. Journal of Applied School Psychology, 2015. v. 31, n. 3, p. 239–255. Disponível em: . Acesso em: 3 abr. 2022.
CHIEN, G. I. Complementary teaching practices: Ignatian pedagogy and Buddhist‐inspired compassion meditation. Teaching Theology & Religion, 16 jun. 2020. v. 23, n. 2, p. 96–109. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2022.
COSTELLO, E. & LAWLER, M. An Exploratory Study of the Effects of Mindfulness on Perceived Levels of Stress among school-children from lower socioeconomic backgrounds. The International Journal of Emotional Education, 2014. v. 6, n. 2, p. 21–39. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2020.
CRESCENTINI, C. et al. Mindfulness-Oriented Meditation for Primary School Children: Effects on Attention and Psychological Well-Being. Frontiers in Psychology, 7 jun. 2016. v. 7, n. JUN, p. 1–12. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2021.
CSASZAR, I. E.; BUCHANAN, T. Meditation and Teacher Stress. Dimensions of Early Childhood, 2015. v. Vol 43, n. No 1, p. 4–7. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2022.
DAVIDSON, R. J. et al. Contemplative Practices and Mental Training: Prospects for American Education. Child Development Perspectives, jun. 2012. v. 6, n. 2, p. 146–153. Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2021.
GARNER, P. W.; BENDER, S. L.; FEDOR, M. Mindfulness-based SEL programming to increase preservice teachers’ mindfulness and emotional competence. Psychology in the Schools, abr. 2018. v. 55, n. 4, p. 377–390. Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2021.
GOLDSHMIDT, G. Meditation with Children Is It Appropriate to Do Reflective and Meditative Activity with Children in Schools? Religion & Education, 2 jul. 2020. v. 47, n. 3, p. 336–350. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2022.
GONZÁLEZ-VALERO, G. et al. Use of Meditation and Cognitive Behavioral Therapies for the Treatment of Stress, Depression and Anxiety in Students. A Systematic Review and Meta-Analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, 10 nov. 2019. v. 16, n. 22, p. 4394. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2022.
GRAHAM, A.; TRUSCOTT, J. Meditation in the classroom: supporting both student and teacher wellbeing? Education 3-13, 2 out. 2020. v. 48, n. 7, p. 807–819. Disponível em: . Acesso em: 3 fev. 2022.
GREENBERG, M. T.; HARRIS, A. R. Nurturing Mindfulness in Children and Youth: Current State of Research. Child Development Perspectives, jun. 2012. v. 6, n. 2, p. 161–166. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2021.
HASSED, C. Mindful learning: Why attention matters in education. International Journal of School & Educational Psychology, 2 jan. 2016. v. 4, n. 1, p. 52–60. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2021.
KELLER, J. et al. “Your Brain Becomes a Rainbow”: Perceptions and Traits of 4th-Graders in a School-Based Mindfulness Intervention. Journal of Research in Childhood Education, 2 out. 2017. v. 31, n. 4, p. 508–529. Disponível em: . Acesso em: 8 ago. 2021.
LIN, J. W.; MAI, L. J. Impact of mindfulness meditation intervention on academic performance. Innovations in Education and Teaching International, 4 maio. 2018. v. 55, n. 3, p. 366–375. Disponível em: . Acesso em: 9 dez. 2021.
MALONEY, J. E. et al. A Mindfulness-Based Social and Emotional Learning Curriculum for School-Aged Children: The MindUP Program. Handbook of Mindfulness in Education. [S.l.]: [s.n.], 2016, p. 313–334.
MATIZ, A. et al. Positive Impact of Mindfulness Meditation on Mental Health of Female Teachers during the COVID-19 Outbreak in Italy. International Journal of Environmental Research and Public Health, 4 set. 2020. v. 17, n. 18, p. 6450. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2021.
OORD, S. VAN DER; BÖGELS, S. M.; PEIJNENBURG, D. The Effectiveness of Mindfulness Training for Children with ADHD and Mindful Parenting for their Parents. Journal of Child and Family Studies, 2 fev. 2012. v. 21, n. 1, p. 139–147. Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2021.
POPP, A. C.; REIS, M. A. F. BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Concórdia SC: UnC/EMBRAPA, 2021. p. 141–142. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2021.
POWIETRZYŃSKA, M.; NOBLE, L. Mindfulness – seeping through the cracks in the American context of teacher education. Learning: Research and Practice, 2 jan. 2018. v. 4, n. 1, p. 66–77. Disponível em: . Acesso em: 4 abr. 2021.
RAMSBURG, J. T.; YOUMANS, R. J. Meditation in the Higher-Education Classroom: Meditation Training Improves Student Knowledge Retention during Lectures. Mindfulness, 15 ago. 2014. v. 5, n. 4, p. 431–441. Disponível em: . Acesso em: 7 out. 2021.
REIS, M. A. F. Efeito fotoelétrico na produção e transformação da luz: investigação do uso de uma proposta didática para o ensino de física em cursos de Engenharia. Canoas: Universidade Luterana do Brasil, 2019. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2019.
______; SERRANO, A. Pesquisa bibliográfica em historicidade, conceitos e contextos na produção e transformação da luz com a teoria quântica. Acta Scientiae, 2017. v. 19, n. 3, p. 493–516. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2020.
REMPEL, K. D. Mindfulness for Children and Youth: A Review of the Literature with an Argument for School-Based Implementation. Canadian Journal of Counselling and Psychotherapy, 2012. v. 46, n. 3, p. 201–220. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2022.
ROESER, R. W. et al. Mindfulness Training and Teachers’ Professional Development: An Emerging Area of Research and Practice. Child Development Perspectives, jun. 2012. v. 6, n. 2, p. 167–173. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2021.
SAU, A.; BHAKTA, I. Mendeley: a free reference management software. Journal of Comprehensive Health, 2018. v. 6, n. 1, p. 52–53. Disponível em: . Acesso em: 22 out. 2020.
SCHWIND, J. K. et al. Mindfulness practice as a teaching-learning strategy in higher education: A qualitative exploratory pilot study. Nurse Education Today, mar. 2017. v. 50, p. 92–96. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2022.
SHAPIRO, S. L. et al. Contemplation in the Classroom: a New Direction for Improving Childhood Education. Educational Psychology Review, 14 mar. 2015. v. 27, n. 1, p. 1–30. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2022.
SOUZA, M. DE; HYDE, B.; KEHOE, T. An investigation into the effects of meditation with children in a Catholic primary school. International Journal of Children’s Spirituality, out. 2014. v. 19, n. 3–4, p. 197–212. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2021.
STEINER, N. J. et al. Yoga in an Urban School for Children with Emotional and Behavioral Disorders: A Feasibility Study. Journal of Child and Family Studies, 27 ago. 2013. v. 22, n. 6, p. 815–826. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2021.
TARRASCH, R. Mindfulness Meditation Training for Graduate Students in Educational Counseling and Special Education: A Qualitative Analysis. Journal of Child and Family Studies, 9 maio. 2015. v. 24, n. 5, p. 1322–1333. Disponível em: . Acesso em: 21 dez. 2022.
______; MARGALIT-SHALOM, L.; BERGER, R. Enhancing Visual Perception and Motor Accuracy among School Children through a Mindfulness and Compassion Program. Frontiers in Psychology, 24 fev. 2017. v. 8, n. FEB, p. 1–10. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2021.
VICKERY, C. E.; DORJEE, D. Mindfulness Training in Primary Schools Decreases Negative Affect and Increases Meta-Cognition in Children. Frontiers in Psychology, 12 jan. 2016. v. 6, n. JAN, p. 1–13. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2022.
W. ROESER, R.; ZELAZO, P. D. Contemplative Science, Education and Child Development: Introduction to the Special Section. Child Development Perspectives, jun. 2012. v. 6, n. 2, p. 143–145. Disponível em: . Acesso em: 4 fev. 2022.
WEIJER-BERGSMA, E. VAN DE et al. The Effectiveness of a School-Based Mindfulness Training as a Program to Prevent Stress in Elementary School Children. Mindfulness, 21 nov. 2012. v. 5, n. 3, p. 238–248. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2022.
WILLIS, E.; DINEHART, L. H. Contemplative practices in early childhood: implications for self-regulation skills and school readiness. Early Child Development and Care, 3 abr. 2014. v. 184, n. 4, p. 487–499. Disponível em: . Acesso em: 5 fev. 2022.
Publicado
2023-03-15