CIÊNCIAS HUMANAS NA PÓS-MODERNIDADE: LITERATURA, HISTÓRIA, GAMES
Abstract
Estudam-se as relações íntimas entre Literatura e História, no âmbito das rupturas estruturais provocadas pela explosão das TCI (Tecnologias da Comunicação e Informação) da Pós-modernidade, com o objetivo de verificar circunstâncias e limites em que emergências sociais se espelham no campo acadêmico. O quadro teórico une os conceitos de individuação, forma e informação de Simondon à noética proposta por Halévy e às ideias clássicas sobre a sociedade em rede e ao uso de ferramentas digitais. A metodologia, dedutiva e comparativa, permite concluir que a produção acadêmica nacional procura refletir emergências sociais, ao colocar problemas e indicar soluções quanto ao uso das TCIs nos polos experimentais das Ciências Humanas e em seus prolongamentos nas áreas de ensino/aprendizagem, mas desconsideram seus polos epistemológicos e teóricos, como levantamentos de teses e dissertações interdisciplinares, referentes à Literatura, História e TCI, permitem comprovar.
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