ENUNCIAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO: QUESTÕES DE ESTILO
Abstract
Partindo da tríade ethos/ logos/ pathos, tal como apresentada na retórica clássica, esbarramos em questões sobre a argumentação. O orador, concebido como ethos, é orientado a projetar a imagem do auditório, tido como pathos e, entre ambos, fica estabelecida a função mediadora do logos, a “palavra” composta para ser persuasiva. Incorporando tais fundamentos, a semiótica discursiva considera a argumentação ancorada no nível discursivo dos textos e, com apoio no conceito bakhtiniano de dialogismo, postula: “Todos os discursos são argumentativos, pois são uma reação responsiva a outro discurso” (FIORIN, 2015, p. 29). A partir de tais premissas examinaremos condições de engendramento da argumentação em pinturas sincréticas ou multimodais. Os quadros escolhidos, assinados por José Antonio da Silva (1909-1996), enquanto remetem a um estilo de construir o “argumento contra” (PLANTIN, 2008, p. 86), convocam uma descrição que opera com a união indissolúvel entre o verbal e o visual constituinte das telas.
References
AMOSSY, Ruth. A argumentação no discurso. São Paulo: Contexto, 2018. ARISTOTE. Rhétorique. Paris: Gallimard, 1991.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoievski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini et alii. São Paulo: Editora da UNESP e Hucitec, 1988.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Humanitas, 2002.
BUFFON, George Louis Leclerc, Comte de. Discours sur le style. Chemin des Pins, Castelnau-le-Lez: Èditions Climats, 1992.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. As categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015. FLOCH, Jean Marie. Syncrétiques (sémiotiques). In: GREIMAS, A. J.;
COURTES, J. Sémiotique. Dictionnaire raisonné de la théorie du langage, 1986, p. 217 – 219, tome 2.
FONTANILLE, J.; RALLO DITCHE, E; LOMBARDO, P. Dictionnaire des passions littéraires. Paris: Belin, 2005.
FONTANILLE, Jacques. Du support matériel au support formel. In: Jacques Anis et alii (Orgs.). L´écriture entre support et surface. Paris: Harmattan, 2005, p. 183- 200).
GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2008.
GREIMAS, Algirdas, Julien. Sobre o sentido II. Ensaios semióticos. São Paulo: Nankin Editorial/ Edusp, 2014.
HEIDEGGER, Martin. Que é isto – a filosofia? (1955). In: Conferências e escritos filosóficos/ Heidegger. Trad. Ernildo. Stein. São Paulo: Nova Cultural, 1989.
LANDOWSKI, Eric. Interações arriscadas. Trad. Luiza Helena O. da Silva. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.
MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. Trad. Luciana Salazar Salgado. In: Ethos discursivo. Organização Ana Raquel Motta; Luciana Salazar Salgado. São Paulo: Contexto, 2008, p. 10-29.
PLANTIN, Christian. A argumentação. História, teorias, perspectivas. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2008.
SANT´ANNA, Romildo. Silva: quadros e livros: um artista caipira. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.
WÖLFFLIN, H. Conceitos Fundamentais da história da arte: o problema da evolução dos estilos na arte mais recente. 4. ed. Trad. João Azenha Jr. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).