MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO PORTAL DA CAPES: O QUE SE MOSTRA A RESPEITO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA?
Abstract
O artigo tem por escopo apresentar a análise da produção científica de pesquisas a respeito da inovação pedagógica. O estudo de abordagem qualitativa, de fonte bibliográfica, utilizou a base de Catálogo de Teses e Dissertações do portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, de acordo com descritores-filtros nos periódicos do período de 2017-2021. Para análise de dados usamos Análise Textual Discursiva, emergindo quatro categorias: inovação na ação pedagógica; espaço-ambiente formativo inovador; inovação no currículo e políticas educacionais. Resultados apontam que grande parte dos trabalhos não apresentaram concepção de inovação, sendo que as experiências inovadoras educacionais não estão atreladas à TICD. Ademais, pensar outros espaços-tempos de formação e práticas pedagógicas podem romper com o território que conhecemos de apenas assistir às aulas, mas insurgir os muros da escola e da universidade pode se constituir em oportunidade de trocas, um trabalho entre pares, redes e intercâmbios.
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