O MÉTODO CURRERE E AS SUBJETIVIDADES NO CURRÍCULO: CONVERSAS A PARTIR DE WILLIAN PINAR
Abstract
O propósito deste texto, escrito por duas pesquisadoras na área de Currículo e Formação de Professores é o de dar visibilidade aos resultados de investigação realizada no âmbito de um Mestrado em Educação pela autora e orientada pela coautora. O estudo se propôs compreender como o currículo em uma escola da zona rural de um município baiano vem sendo concebido a partir de narrativas de suas educadoras. O método currere criado por William Pinar, opção metodológica da pesquisa, se constitui em quatro momentos: regressivo, progressivo, analítico e sintético, que se articulam temporal e cognitivamente, em uma perspectiva autobiográfica, com vistas à valorização das experiências docentes que compõem o currículo. O desenvolvimento das fases do currere, por envolver as subjetividades, conduziu a uma aproximação com a Filosofia e com a Psicanálise para atrelar suas formulações sobre laço social nas discussões sobre autobiografia e currículo na perspectiva da reconstrução de subjetividades.
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