DESVELANDO CAMINHOS POR MEIO DO TEATRO: POR UMA ABORDAGEM DIALÓGICA
Abstract
Esta análise trata-se de um recorte de dissertação de mestrado em andamento. Evidencia questões relacionadas às potencialidades do teatro na educação e dialoga com Boal (1982, 2012), Reverbel (1979, 1993 e 1997), Morin (2003) e Bakhtin (1997, 2014 e 2018). Discute possibilidades didático-pedagógicas em diálogo com os contextos sócio- históricos discentes. Objetiva perscrutar possibilidades e desafios do trabalho com o teatro na escola, visando salientar um enfoque pedagógico que proporcione ao discente o (re)conhecimento e (re)pensar de sua(s) subjetividade(s), ensejando um diálogo com seu(s) contexto(s) de vida e o estreitamento de laços que o identifiquem como ser situado sócio-historicamente, a fim de proporcionar olhar criterioso e indagador para si e para a realidade local. Metodologicamente, ancora-se nos pressupostos de Bakhtin (2010), cujas inferências exprimem que o pesquisador não é neutro; age e é também constituinte de sua pesquisa, e, em Brandão (2006), no que se refere à pesquisa participante.
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2’ ed. São Paulo Martins Fontes, 1997.
______. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas Fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. 16 ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
______. Para uma filosofia do Ato Responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
______. Problemas na Poética de Dostoievsky. 5 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.
______. Questões de Literatura e Estética: A teoria do romance. 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 15 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
______. 200 exercícios e jogos para o autor e o não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 4 ed. Rio de Janeiro: BCD União Editora S.A, 1982.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues, STRECK, Danilo Romeu. Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida SP: Ideias & Letras, 2006.
CARVALHO, Flavio Lanzarini de. Teatro e dialogismo: pensando o teatro-educação com Mikhail Bakhtin. 2004. Dissertação (Especialização em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Sabotagem, 2002.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento; tradução Eloá Jacobina. 8 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
REVERBEL, Olga. O texto no Palco. 1 ed. Rio Grande do Sul: Membro do Clube dos Editores, 1993.
______. Teatro na sala de aula. 2 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1979.
______. Um caminho do teatro na escola. 2 ed. São Paulo: Scpione, 1997.
RODRIGUES, Lisinei Fátima Dieguez. Teatro e Transdisciplinaridade: A experiência do projeto Amora no Colégio de aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012. 134 p. Dissertação (Especialização em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).