NECESSIDADES PSICOLÓGICAS BÁSICAS E AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: POTENCIALIDADES DO SPORT EDUCATION MODEL

Abstract

As Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) - autonomia, competência e relacionamento - são a uma microteoria da Teoria da Autodeterminação (TAD). No ambiente escolar, as NPB podem ser satisfeitas ou frustradas e Sport Education Model (SEM) é um modelo de ensino que parece potencializar a sua satisfação. O objetivo desta investigação foi verificar os impactos de uma intervenção com o SEM na satisfação das NPB de estudantes do ensino fundamental anos iniciais. Tratou-se de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Os participantes foram dezessete alunos de uma turma do quarto ano. Para a coleta de dados foram realizados: a) aplicação de questionário e b) produções textuais dos alunos, nas quais se identificaram elementos que indicavam a satisfação das NPB. Concluiu-se que modelos de ensino centrados no aluno, como o SEM, potencializam a satisfação das NPB e promovem melhorias na autonomia, relações sociais e responsabilidade dos estudantes, possibilitando maior motivação nas aulas

Author Biographies

Eliane Maria de Almeida, Prefeitura Municipal de Paiçandi - PR

Doutoranda em Educação pela UEM. Mestre em Educação Física Escolar pelo PROEF-UEM. Atualmente professora da rede Municipal de Paiçandu – PR, Brasil. 

Luciana Cristina Arantes , Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-doutora (UFSC). Doutora em Educação Física (UEM/UEL). Mestre em Educação Física (UFSC). Graduada em Educação Física (UEM). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil. 

 

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Published
2022-09-06