CONSTRUÇÃO DE LAÇOS SOCIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DOCENTE VIVENCIADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SOB O VIÉS DA SUBJETIVIDADE
Abstract
Este artigo busca tematizar a relação entre laço social, subjetividade e espaço escolar através do compartilhamento de experiências vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica em Língua Inglesa, realizado entre agosto de 2018 a janeiro de 2020, em uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Araguaína -Tocantins. O programa de Residência Pedagógica contava com uma coordenadora geral, um preceptor na escola-campo e dez residentes bolsistas. A Residência Pedagógica teve como objetivo a formação inicial e continuada dos professores da educação básica, tendo como metodologia rever o currículo escolar e agregar ao mesmo metodologias ativas para melhorar o ensino em Língua Inglesa. Ao longo do Programa foram produzidos materiais didáticos e realizados eventos no ambiente escolar como gincanas, atividades pedagógicas dentre outras. Todo trabalho desenvolvido na escola-campo visou a melhoria do ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Inglesa, objetivando tornar as aulas mais dinâmicas e proveitosas. Os resultados superaram ao esperado, pois o trabalho foi realizado com muita dinamicidade, compromisso e dedicação de todos os participantes. Todo material produzido durante o programa foi entregue a escola-campo, para que outros professores pudessem compartilhar e trabalhar na construção de um ensino de qualidade, inclusivo e democrático.
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