POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO INFANTIS NO DISTRITO FEDERAL DE 1990-2020
Abstract
Refletir sobre políticas educacionais, formação de professores e os processos de alfabetização e letramento infantil pensadas e instituídas no Distrito Federal da década de 1990 a 2020 é de fundamental importância para compreender os avanços, bem como os limites e as possibilidades de intervenção no processo de ensino e aprendizagem, considerando que o “domínio da língua escrita tem sido reconhecido na sociedade contemporânea como uma dimensão importante do desenvolvimento humano e da participação social dos sujeitos, sejam eles crianças, jovens ou adultos” (QUEIROZ, SCHANEIDER, MACIEL, 2021, p. 46). A metodologia utilizada foi a qualitatativa com abordagem de história oral. Os resultados evidenciaram que a SEEDF tem buscando recursos para oferecer um processo de alfabetização e letramento com qualidade, mas não tem atingido seus objetivos. Para tal, sugere-se que é preciso investir na formação continuada dos professores, cosiderando que o Curso de Pedagogia tem deixado lacunas na formação inicial.
References
BARRETO, E.S.S.; SOUSA, S.Z. Reflexões sobre as políticas de ciclos no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 35, 126, 659-688, 2005.
COSTA, M. A educação em tempos de conservadorismo. In: P. Gentili, (Org.), Pedagogia da exclusão: Crítica ao neoliberalismo em educação (p. 43- 76). Petrópolis: Vozes, 1995.
DISTRITO FEDERAL. (1998). Instrução Normativa 004 de 10 de fevereiro de 1998. Fixa as diretrizes e normas para operacionalização do ciclo básico de aprendizagem. Governo do Estado de Rondônia. Porto Velho, Secretaria de Estado da Educação.
FREITAS, L.C. Ciclos ou séries? O que muda quando se altera a forma de organizar os tempos-espaços da escola? Anais da 27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu, CD-ROM, 2004.
GOMES, C. A. Quinze anos de ciclos no ensino fundamental: um balanço das pesquisas sobre
SCHNEIDER, Magalis B. D. Comunicação na educação a distância: diálogo ou transmissão?. Curitiba: Appris, 2017.
SCHNEIDER, Magalis B. D. Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, DF, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed.São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, M.P.R. Problemas de aprendizagem ou problemas de escolarização? Repensando o cotidiano escolar à luz da perspectiva históricocrítica em Psicologia. In. M. K. Oliveira; D. T. R Souza; T. C. Rego (Orgs.), Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. (p. 177-196). São Paulo, Moderna, 2002.
VIÉGAS, L.S. Progressão continuada e suas repercussões na escola pública paulista: Concepções de educadores. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
BARRETO, E.S.S.; SOUSA, S.Z. Estudos sobre ciclos de progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educação e Pesquisa, 30, 1, 31-50, 2004.
BARRETO, E.S.S.; SOUSA, S.Z. Reflexões sobre as políticas de ciclos no Brasil. Cadernos de Pesquisa, 35, 126, 659-688, 2005.
COSTA, M. A educação em tempos de conservadorismo. In: P. Gentili, (Org.), Pedagogia da exclusão: Crítica ao neoliberalismo em educação (p. 43- 76). Petrópolis: Vozes, 1995.
DISTRITO FEDERAL. (1998). Instrução Normativa 004 de 10 de fevereiro de 1998. Fixa as diretrizes e normas para operacionalização do ciclo básico de aprendizagem. Governo do Estado de Rondônia. Porto Velho, Secretaria de Estado da Educação.
FREITAS, L.C. Ciclos ou séries? O que muda quando se altera a forma de organizar os tempos-espaços da escola? Anais da 27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Caxambu, CD-ROM, 2004.
GOMES, C. A. Quinze anos de ciclos no ensino fundamental: um balanço das pesquisas sobre
SCHNEIDER, Magalis B. D. Comunicação na educação a distância: diálogo ou transmissão?. Curitiba: Appris, 2017.
SCHNEIDER, Magalis B. D. Os processos comunicacionais na política de formação de professores a distância. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, DF, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed.São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, M.P.R. Problemas de aprendizagem ou problemas de escolarização? Repensando o cotidiano escolar à luz da perspectiva históricocrítica em Psicologia. In. M. K. Oliveira; D. T. R Souza; T. C. Rego (Orgs.), Psicologia, Educação e as temáticas da vida contemporânea. (p. 177-196). São Paulo, Moderna, 2002.
VIÉGAS, L.S. Progressão continuada e suas repercussões na escola pública paulista: Concepções de educadores. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).