TRABALHANDO COM DISCENTES COM IMPEDIMENTO AUDITIVO SOBRE O TEMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Abstract

A Educação Ambiental é uma dimensão da prática da educação, sendo interdisciplinar, voltada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente através de participação ativa da sociedade. Assim este trabalho objetivou realizar uma conscientização ambiental com discentes com impedimentos auditivos, na língua brasileira de sinais, para que a conservação do meio ambiente e comportamentos ambientalmente corretos sejam estimulados. Utilizamos um método intervencionista e qualitativo através do lúdico, assim desenvolvemos uma aula em forma de jogo. Aplicamos um questionário a fim de avaliar os conhecimentos prévios dos discentes e compará-los com os conhecimentos adquiridos posteriormente à atividade. Como resultado obtido percebe-se que os discentes apresentaram um conceito limitado de meio ambiente que se reproduz na sociedade em que vivemos, que se modificou após a aula-jogo. Concluímos que os jogos criados para a transmissão de conteúdos ambientais se mostraram eficientes na perspectiva da inclusão. 

Author Biographies

Stella Manés da Silva Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora especialista em restauração e conservação da biodiversidade no Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS).

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Pós-doutorado em Ciências, Tecnologia e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do programa de pós-graduação Mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Published
2023-05-15
Section
Artigos