UM PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E NO ENSINO DE FÍSICA ARTICULADO À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM SERVIÇO: UM PROCESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA À DOCÊNCIA
Abstract
Objetivamos, aqui, apresentar um program de investigação-ação educacional na formação inicial, Ensino de Física articulados à formação continuada de professores em serviço. As base teórico-epistemológica, metodológica e prática em Lakatos, Habermas, Carr e Kemmis, Freire, De Bastos, Mion, Mion e Angotti. Os dados foram coletados por meio de: análise documental; observação direta (por escrito, de próprio punho), seguindo um roteiro e em gravação eletrônica (áudio, video e computador). Quanto à análise dos dados, a reconstrução racional da história da propria prática, seguindo o roteiro próprio. Os resultados colocam programa com o progressive, por apresentar avanços teóricos, heurísticos e empíricos. Indicam ainda o papel epistemológico do rigor metódico.
References
CARR, W.; KEMMIS, S. Teoría crítica de la Enseñanza: investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.
FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
HABERMAS, J. Conhecimento e Interesse. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987a.
HABERMAS, J. Teoria y Práxis. Madrid: Tecnos, 1987b.
HABERMAS, J. Técnica e Ciência como Ideologia. Losboa: Edições 70, 1968.
LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I, MUSGRAVE, A. (org.). A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979. p. 109 -243.
LAKATOS, I. História da Ciência e suas Reconstruções Racionais. Lisboa: Edições 70, 1978a.
LAKATOS, I. Falsificação e Metodologia dos Programas de Investigação Científica. Lisboa: Edições 70, 1978b.
MION, R. A. CTSA e o Ensino de... (Física): uma experiência no processo ensino-aprendizado formal. In: CAMARGO, Sérgio et al. (org.). Controvérsias na Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014a. p. 363-389.
MION, R. A. Da reconstrução racional da história da própria prática à formação do professor e pesquisador em ensino de...: traços da caminhada pessoal por entre coletivos. Memorial Descritivo apresentado à Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, dez., 2014b. 180 p.
MION, R. A. Investigação-ação Educacional e Formação de Professores de Física: tecendo análises da própria prática. Revista Educação & Tecnologia, Belo Horizonte, v. 14, p. 39-49, 2009.
MION, R. A. Investigação-ação Educacional e Formação de Professores de Física: tecendo análises da própria prática. XI ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA – A pesquisa em ensino de Física e a sala de aula: Articulações Necessárias, 11., 2008, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: SBF, Campus Curitiba da UTFPR, PR, 2008.
MION, R. A. Programas de Investigação-ação Educacional e a Problematização de Conceitos e Práticas na Formação de Professores. In: ENDIPE – Conhecimento Local e Conhecimento Universal, 12., 2004, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Ed. Universitária Champagnat. v. 4, n. 1, p. 133-140.
MION, R. A. Investigação-ação e a Formação de Professores em Física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico. 2002a. 238 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002a.
MION, R. A. Processo Reflexivo e Pesquisa-Ação: apontamentos sobre uma prática educacional dialógica em Física. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1996.
MION, R. A.; ANGOTTI, J. A. P. Em Busca de um Perfil Epistemológico para a Prática Educacional em Educação em Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v.: 11, n. 2, p. 165-180, 2005.
MION, R. A.; ANGOTTI, J. A. P. Equipamentos Geradores e a Formação de Professores de Física. In: ANGOTTI, J. A. P.; REZENDE JUNIOR, M. F. (org.). Prática de Ensino de Física. Florianópolis: Laboratório de Ensino de Física à Distância, 2001. p. 91-116.
MION, R. A.; DE BASTOS, F. P. Investigação-ação e a Concepção de Cidadania Ativa. In: MION; R. A.; SAITO, C. H. (org.). Investigação-ação: mudando o trabalho de formar professores. Ponta Grossa: Gráfica Planeta, 2001. p. 30-35.
MION, R. A. et al. Mudando o Trabalho Educativo de Formar Professores de Física. Perspectiva, v. 18, n. 33 p. 93-114, 2000.
MORAES, M. C. M.; TORRIGLIA, P. L. Educação Light, que palpite infeliz: indagações sobre as propostas do MEC para a formação de professores. Teias – Revista da Faculdade de Educação da UERJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 51-60, 2000.
VENTURA, P. C. S. La Négociation Entre le Concepteur, les Objets et le Publicdans les Musées Tecniques et les Salons Professionnels. 2001. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universitéde Bourgogne, Dijon, 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).