GRUPO DO WHATSAPP COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA MATERIALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO REMOTO NA PANDEMIA DE COVID-19
Abstract
Objetivou-se relatar a experiência de docentes na educação básica, técnica e superior sobre o uso do grupo do WhatsApp como instrumento didático-pedagógico para a materialização do trabalho docente no ensino remoto no período da pandemia da COVID-19 de 2020-2021 em quatro instituições de ensino. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência (RE). Elegeu-se como instrumento de pesquisa o diário de bordo de quatro docentes. Analisou-se os dados narrativos apoiados na técnica de análise de conteúdo, proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). O uso de grupos de WhatsApp possibilitou interações, compartilhamentos, discussões, favorecendo esclarecimentos e retirada de dúvidas, por meio de um espaço colaborativo e cooperativo no ensino fundamental, médio, técnico e superior. A utilização de TDIC na área da educação tem potencializado o processo de ensino e aprendizagem, sendo o WhatsApp um desses instrumentos didático-pedagógico para materialização do trabalho docente.
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