CURRÍCULOS EMPREENDEDORES: A POLÍTICA DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA - PEE (2016-2026) E A TENTATIVA DE MERCANTILIZAÇÃO DO SOCIAL
Abstract
O objetivo desse texto é trazer uma análise das influencias das redes políticas de governança na política do Plano Estadual de Educação da Bahia - PEE (2016-2026). O PEE-BA, diante de tais interferências, parece funcionar como ferramenta neoliberal na produção de currículos mercantilizados alinhados aos princípios mercadológicos. Nesse sentido, questiona-se: de que forma o Plano Estadual de Educação da Bahia tem operado no esforço de orientar e fazer cumprir currículos supostamente ajustados aos princípios neoliberais e às disciplinas de mercado? Argumenta-se que ele apresenta diretrizes que atendem às demandas do setor econômico. Como possibilidade metodológica para viabilizar a discussão, é utilizada a noção de redes políticas em Ball (2014). Os resultados revelaram que o PEE da Bahia é performático, e objetiva currículos empreendedores capazes de formar capital humano; trabalhadores qualificados e eficientes para atuarem no mundo do trabalho.
References
______. Lei Nº 13.559, de 11 de maio de 2016. Aprova o Plano Estadual de Educação - PEE e dá outras providências. Diário Oficial do Estado, Salvador, BA, 12 mai. 2016.
BALL, S. J. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2014.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica: curso no Collège de France: 1978 - 1979. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
LACLAU, E. Emancipação e diferença. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, p.1530 - 1555 out./dez., 2014.
PLANO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO É SANCIONADO PELO GOVERNADOR DA BA. Portal G1 BA, 2016. Disponível em: < http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/05/plano-estadual-da-educacao-e-sancionado-pelo-governador-da-ba.html>. Acesso em: 27 mar. de 2022.
RAMOS, Letícia; PEREIRA, Maria Zuleide da Costa; HONORATO, Rafael Ferreira de Souza. Influências, governança, redes de políticas e a organização da educação integral em Pernambuco. In: RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; ALBINO, Angela Cristina Alves; SUSSEKIND, Maria Luiza (Org.). Democracia, educação e políticas curriculares nas pesquisas com currículos. João Pessoa: Editora UFPB, 2020.
SILVA, Monica Ribeiro da. Perspectivas curriculares contemporâneas. Curitiba: InterSaberes, 2012.
UNDIME/BAHIA - União Nacional dos Dirigentes Municipais da Bahia. O que é a Undime. Salvador/BA, 2022. Disponível em: < https://undimebahia.com.br/site/pagina-exemplo/>. Acesso em: 26 mar. 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).