A BRINCADEIRA DA CAPOEIRA: O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA NA INFÂNCIA POR MEIO DA LUDICIDADE
Abstract
Patrimônio imaterial brasileiro e da humanidade, a capoeira, com seu conjunto de saberes e fazeres e, respectivamente, com seus processos pedagógicos específicos, possui uma riqueza singular de possibilidades de aproveitamento nos campos das Artes, da Educação e da Educação Física. Suas características multifacetada e polivalente podem proporcionar interessantes vivências lúdicas de aprendizado por meio de atividades educativas na educação infantil. Este estudo buscou investigar e analisar as possibilidades e benefícios do desenvolvimento da coordenação motora na infância por meio de práxis potencialmente lúdicas que envolvem o brincar da capoeira.
References
ALVES, F. Psicomotricidade: corpo, ação e emoção. Rio de Janeiro: Wak, 2003.
BARROS, K. F. Capoeira na educação infantil: teoria de ensino e atividades práticas. São Paulo: Phorte, 2012.
BECHARA, M. A. A Destreza Motora na Capoeira. Revista Artus, nº 15. Rio de Janeiro. Universidade Gama Filho, 1985.
______. A Criança e a Capoeira. Revista Artus, nº 17. Rio de Janeiro. Universidade Gama Filho, 1986.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 4 dez. 2021.
BRITO, A. C. A influência da capoeira no desenvolvimento psicomotor de crianças. 2014. 157 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
BROUGÊRE, G. Brinquedo e cultura. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
______. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2015. p. 19-32.
FONSECA, V. Manual de Observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FREITAS, J. L. Capoeira infantil: a arte de brincar com o próprio corpo. 2ª ed. Curitiba: Editora Progressiva, 2007.
GOMES da COSTA, M. Ginástica Localizada. Rio de Janeiro: Editora Sprint, 1996.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LUSSAC, R. M. P. A materialidade de uma cultura imaterial: aspectos da cultura material da Capoeira no Rio de Janeiro no século XIX. Horizontes (EDUSF), 32, p. 33-42, 2014.
______. A cultura material da Capoeira no Rio de Janeiro no primeiro quartel do século XIX: uma análise a partir da litografia Jogar Capoëra ou danse de la guerre de Rugendas. Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares (Impresso), v. 10, p. 141-167, 2013.
______. O tônus muscular enquanto portador de significado: subsídios para a compreensão do tono como linguagem corporal. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 13, p. 128, 2009.
LUSSAC, R. M. P.; MONTI, E. M. G. Repressão à capoeiragem do Rio de Janeiro nos séculos XIX e XX: a infância criminalizada. Humanidades & Inovação, v. 8, p. 69-84, 2021.
NETO, F. R. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade: Educação e Reeducação num enfoque Psicopedagógico. 5ª edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
SANTANA, C. A. A capoeira na promoção da educação em direitos humanos de adolescentes privados de liberdade. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2021.
SANTOS, L. S. Educação: Educação Física: Capoeira. 1ª edição, Maringá: Fundação Universidade Estadual de Maringá, 1990.
SILVA, G. O. Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania. São Paulo: Phorte, 2008.
SILVA, R. C. Capoeira: o preconceito ainda existe? 1ª ed. Porto Alegre: Armazém Digital, 2010.
TUBINO, M. J. G. Metodologia científica do treinamento desportivo. 3ª edição. São Paulo: Ibrasa, 1984.
WEINECK, J. Manual de Treinamento Esportivo. 2ª edição. São Paulo: Editora Manole, 1989.
ZAKHAROV, A. Ciência do Treinamento desportivo. Adaptação científica Antonio Carlos Gomes. 1ª edição. Rio de Janeiro: Grupo Palestra Sport, 1992.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).