O BRINCAR DE CORPO INTEIRO: O BEBÊ E A SUTILEZA DAS INTERAÇÕES

Abstract

O presente artigo tem o objetivo de discutir sutis processos de desenvolvimento e aprendizagens constituídos pelo bebê ao brincar de corpo inteiro e suas relações com o ambiente e com os demais sujeitos. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, ancorado nos aportes teóricos, em especial de Wallon (1968, 2007, 2010) e Vygotsky (1991, 1996), que apontam o brincar como uma ação intrínseca para o desenvolvimento das crianças e uma forma de estar no mundo. Por ser a brincadeira um meio de apropriação de saberes pelo bebê, ele busca compreender, por meio das interações, os sentidos e significados do que está em sua volta. Compreende-se que o fazer docente no berçário ocupa o lugar de diálogo, de escuta e de observação com e sobre os bebês. E o brinquedo assume o valor simbólico na constituição desse bebê enquanto sujeito histórico-cultural que faz escolha e produz cultura lúdica. 

 

Author Biographies

Celita Maria Paes de Sousa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP). Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação (INFANCE). 

Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM-UFPA). Mestra em Educação PPGED (UFRN). Docente do Instituto de Ciências da Educação(ICED/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Infâncias e Educação (INFANCE). Coordenadora de Integração Estudantil  (CIE/SAEST/UFPA).

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Published
2022-05-12