O BRINCAR DE CORPO INTEIRO: O BEBÊ E A SUTILEZA DAS INTERAÇÕES
Abstract
O presente artigo tem o objetivo de discutir sutis processos de desenvolvimento e aprendizagens constituídos pelo bebê ao brincar de corpo inteiro e suas relações com o ambiente e com os demais sujeitos. Trata-se de um estudo bibliográfico, de abordagem qualitativa, ancorado nos aportes teóricos, em especial de Wallon (1968, 2007, 2010) e Vygotsky (1991, 1996), que apontam o brincar como uma ação intrínseca para o desenvolvimento das crianças e uma forma de estar no mundo. Por ser a brincadeira um meio de apropriação de saberes pelo bebê, ele busca compreender, por meio das interações, os sentidos e significados do que está em sua volta. Compreende-se que o fazer docente no berçário ocupa o lugar de diálogo, de escuta e de observação com e sobre os bebês. E o brinquedo assume o valor simbólico na constituição desse bebê enquanto sujeito histórico-cultural que faz escolha e produz cultura lúdica.
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