INFÂNCIAS E VIVÊNCIAS INFANTIS: DE CRIANÇAS COMO PROBLEMA A CRIANÇAS COMO POTÊNCIA
Abstract
Este estudo apresenta uma reflexão a partir do documentário Bebês (2010) e da obra Quando eu voltar a ser criança (1981) de Janusz Korczak, com o objetivo de reconhecer as diferentes infâncias e os sentidos que assumem. Realiza análise documental e explicita uma discussão assentada nos pressupostos da Sociologia da Infância. Nesse cenário, a criança é reconhecida como atuante em seu meio, dotada de características e especificidades próprias, cujas infâncias são igualmente diversas. Considera que o modo de conceber a infância depende de cada cultura. Pondera sobre os sentidos, significados e incompreensões vividas por crianças, considerando que socialmente assumem e se constituem a partir de diferentes olhares, em ambientes de múltiplas significações. Conclui que as crianças precisam ser escutadas, acolhidas e valorizadas em suas singularidades. Tornar visível o mundo das crianças é o caminho para humanizar, engrandecer e afirmar seus direitos em nossa sociedade.
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