UM ENFOQUE INTERDISCIPLINAR SOBRE O EMPREGO DAS MÍDIAS E A PRESENÇA DO VIRTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
Este ensaio apresenta algumas perspectivas teóricas acerca dos usos das mídias e consequentemente, a presença do virtual na formação dos estudantes da educação básica, pelo viés da filosofia, sociologia e educação. Logo, temos como objetivo: discutir as abordagens e as perspectivas para o trabalho com as mídias e as novas tecnologias na educação básica. Para tanto, lançamos o seguinte problema: que abordagens e perspectivas teóricas podem ser delineadas no trabalho com as mídias e as novas tecnologias na educação básica? Em termos metodológicos, o estudo se configura como uma reflexão teórica oriunda de uma bibliografia especializada. Conforme nossos resultados, temos a problemática das mídias e do virtual como elemento transformador da subjetividade humana e ao mesmo tempo, enquanto formador de um novo modo de simbolizar e recriar a realidade. Observamos que o aparecimento das mídias insere uma profunda mudança no modo do sujeito se relacionar consigo e com sua realidade.
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