EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: CONTEXTOS HISTÓRICO E GERAL DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS
Abstract
O presente artigo propõe a análise da historicidade dos direitos básicos atrelados à existência humana em concomitância com o desenvolvimento do direito à educação. A apreciação dos marcos históricos faz-se necessária para a compreensão da evolução dos parâmetros educacionais até a atualidade. Vários autores desde a antiguidade dissertam sobre os temas cidadania e valores humanos e essas concepções trazem indícios da organização e das relações sociais que desencadearam formas de interação de acordo com a época, impactando nas relações sociais, jurídicas e educacionais. Utilizando a pesquisa documental e bibliográfica, com consultas a leis, periódicos, revistas, etc., foi possível compilar dados para corroborar o argumento teórico deste trabalho. O ideal da educação democratizada é relativamente novo, pois alguns dos mais expressivos debates sobre o tema ocorreram no início do século passado. Apesar de serem recentes, todas as conquistas obtidas até o momento são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma educação crítica e humanística.
References
ANTÔNIO, M. C. de A. et al. Teorias políticas dos séculos XX e XXI. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
ARISTÓTELES. Política. Edição Bilíngue. São Paulo: Ed. Vega, 1998. Disponível em:
BENEVIDES, M. V. de M. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, R. M. G. et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007. p. 335-350.
BENEVIDES, M. V. de M. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? 2000. Disponível em:
BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.
BONA, E. de; DOMENICO, D.D. Educação e Direitos Humanos. 2017. Disponível em:
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, 1990.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humano. Brasília, 2012.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, 1988.
CARVALHO, L. de A. Educação em direitos humanos: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 1, p. 30-45, jan./abr. 2018.
CULAU, J. C.; LIRA, D.; SPONCHIADO, D. A. M. Educação em Direitos Humanos: um desafio da sociedade e da escola. In: Congresso Nacional de Educação, 12., 2015. Curitiba. Anais... Curitiva: EDUCERE, 2015. p. 3949-3960.
DIAS, A. A.; ZENAIDE, M. de N. T.; FERREIRA, L. de F. G. Educando em direitos humanos: fundamentos educacionais. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016.
EBERHARDT, C. Fotografias escolares no município de Torres/RS entre os anos de 1960-1980. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM, 4., 2013. Londrina. Anais... Londrina: ENEIMAGEM, 2013. p. 521-540.
FERNANDES, A. V. M. ; PALUDETO, M, C. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cad. CEDES [online], v. 30, n. 81, p. 233-249, 2010.
FORMIGONI, B. de M. S. Da idade média a idade moderna: um panorama geral da história social e da educação da criança. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 6, p. 137-150, 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GORCZEVSKI, C.; TAUCHEN, G. Educação em Direitos Humanos: para uma cultura da paz. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 66-74, jan./abr. 2008.
KREUTZ, L. Das Schulbuch (O livro escolar), 1917-1938. Um periódico singular para o contexto da imprensa pedagógica no período. História da Educação ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 23, p. 193-215, set./dez., 2007.
LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. 2007. Disponível:
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NUNES, A. P. R.; MEDINA, P. Educação em Direitos Humanos e para a Cidadania e a Formação Docente na Educação Infantil: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Direitos Humanos e Democracia, ano 7, n. 13, p. 230-240, jan./jun. 2019.
ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em:
PIERI, R. Retratos da educação no Brasil. 2018. Disponível em:
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROCHA, A. F.; SILVA, J. M. da; FREITAS, K. S. de. Educação e Direitos Humanos: caminhos entrelaçados. In: SEMANA DE MOBILIZAÇÃO CIENTÍFICA, 22., 2019. Salvador. Anais... Salvador: SEMOC, 2019. p. 1-14.
SANTOS, T. dos; BARBOSA, R. da S. Educação inclusiva. Londrina: Editora Distribuidora Educacional S.A., 2016
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).