ESTÉTICA E ESTILÍSTICA NO REALISMO BRASILEIRO: UM ENSAIO SOBRE O FANTÁSTICO EM “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS”
Abstract
Discussão sobre o plano fantástico a serviço de uma crítica à sociedade burguesa do século XIX, com base em “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. Considerada a introdução do Realismo Fantástico no Brasil, a obra revela a inovação de um escrito de 1881, no qual o real e o fictício se entrecruzam para produzir a ironia necessária à formação da sutileza crítica que caracteriza o autor. A análise da narrativa (temática, mensagem e estética) busca os efeitos causados à sociedade da época, a partir de Revisão de Literatura, ao tempo que revela a importância do fantástico na literatura brasileira da época. Machado, com seu olhar irônico sobre a sociedade burguesa da capital federal, utiliza diversos recursos estilísticos para criar sua versão do Realismo, já consolidado na Europa, e deixa como legado uma nuance de literatura usada como crítica social e ferramenta libertária.
References
BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 1994.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 46ª ed. São Paulo: Cultrix, 1999.
CAMARANI, Ana Luísa Silva. A Literatura Fantástica: caminhos teóricos. Editora Cultura Acadêmica. São Paulo: 2014
CASTEX, Pierre-Georges. Le conte fantastique en France de Nodier à Maupassant. Paris: Corti, 1962.
CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso: Forma e ideologia no Romance Hispano-Americano. São Paulo: Perspectivas, 1980. (Debates).
COUTINHO, Afrânio. Literatura Brasileira. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.
DANTAS, Gregório Foganholi. O Insólito na Ficção de José J. Veiga. 2002. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/270334/1/Dantas_GregorioFoganholi_M.pdf. Acesso em: 29 out. 2017.
FLORÊNCIO, Roberto Remígio; BARBOSA, Clarissa Loureiro M.; TRAPIÁ FILHO, João de Sá A.; SANTOS FILHO, José Manoel. A homoafetividade em Dom Casmurro sugerida pela relação ambígua entre Bentinho e Escobar. Revista Desenredos. ano XIII, nº 37. http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/37_artigo_-_Bentinho_e_Escobar.pdf
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago,1997.
OLIVEIRA, Jefferson Donizetti (2010). Um sussurro nas trevas: elementos góticos em “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo. Biblioteca Virtual da FAPESP. Disponível em: https://bv.fapesp.br/pt/bolsas/105389/um-sussurro-nas-trevas-elementos-goticos-em-noite-na-taverna-de-alvares-de-azevedo/. Acesso: 20 de dezembro de 2021.
RODRIGUES, Jefferson Vasques (2009). O fantástico e a fantasia. Disponível em:
RODRÍGUEZ, Monegal. Para uma nova poética da narrativa. In: Borges: uma poética da leitura. Trad. Irlemar Chiampi. São Paulo: Perspectiva, 1980, p. 125-81.
RODRIGUES, Selma Calasans. O Fantástico. São Paulo: Ática, 1988.
TODOROV, Tzvetan. Estruturas narrativas. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Perspectiva, 1969 (Debates, 14).
TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Tradução de Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 1975 (Debates, 98).
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).