A PRÁTICA DA RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ORALIDADE E ESCRITA EM DIÁLOGO
Abstract
Pautado nos eixos da leitura, da oralidade e da escrita nos quais o ensino de Língua Portuguesa está calcado, o presente artigo visa a discutir a prática da retextualização como uma atividade que oportuniza aos alunos o uso e reflexão de práticas discursivas tanto orais como escritas, possibilitando a compreensão das intrínsecas relações entre essas duas modalidades da língua. O estudo permitiu-nos defender tal prática como um processo contínuo de leitura e reescrita de textos, proporcionando, assim, a apropriação de práticas de linguagem relevantes nos contextos letrados contemporâneos, tendo como foco principal a formação de leitores e produtores críticos de textos para o pleno exercício da cidadania nas várias situações sociais de uso da língua(gem).
References
BAKHTIN, Mikhail. O discurso no romance. In: ------. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Editora Unesp, 1998. p. 71-210.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Língua Portuguesa. 2017. Disponibilidade em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CAFIERO, Delaine. Leitura como processo: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
CONCEIÇÃO, Janaína V da. O ensino de gêneros orais e públicos: o que o teatro tem a ver com isso? (Monografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre, 2011.
COSTA VAL, Maria Graças. Texto, textualidade e textualização. In: CECCANTINI, J.L.T.; PEREIRA, R.F.; ZANCHETTA JR, J. (Orgs.). Pedagogia Cidadã: cadernos de formação. Língua Portuguesa. São Paulo: Unesp, v.1., 2004.
COSTA VAL, Maria Graças. O desenvolvimento do conhecimento linguístico-discursivo: o que se aprende a escrever? Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora, v.5, n.1, p.83-104, jan./jun.,2011.
DELL’ISOLA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
GRAZIOLI, Fabiano T.; COENGA, Rosemar E. Literatura Infanto Juvenil e leitura: novas dimensões e configurações. Erechim: Habilis, 2014.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 12. ed. Campinas: Pontes, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2010.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Concepção de língua falada nos manuais de português de 1 e 2 graus: Uma visão crítica. Trabalho de Linguística Aplicada, Campinas, v. 30, p. 39-79, 1997.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. Recife: Departamento de Letras, UFPE, 2008.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.
MATÊNCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de re(textualização) em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. Scripta. Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-122, jan/jun, 2002.
NEUBAUER FILHO, Airton; NOVAES, Flávio de. Leitura e a escrita como forma de desenvolvimento. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2009, Londrina - PR. Anais... Londrina: PUCPR, 2009. p. 8101- 8111. Disponibilidade em: < http://zip.net/bstrxz > Acesso em: 15 set. 2021.
PULLIN, Elsa M.; MOREIRA, Lucinéia de S. G. Prescrição de leitura na escola e formação de leitores. Revista Ciências & Cognição, 2008.Vol. 13 (3), p. 231-242. Disponibilidade em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13_3/m318315.pdf Acesso em 15 set. 2020.
REIS, Maria Glória. O texto teatral e o jogo dramático no ensino de Francês Língua Estrangeira. Tese (Doutorado em Língua Estrangeira). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo, 2008.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na Escola. 2. ed. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas São Paulo: Mercado de Letras, 1998.
TRAVAGLIA, Neusa Gonçalves. Tradução retextualização: a tradução numa perspectiva textual. Uberlândia: Edufu, 2003.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).