EDUCAÇÃO FORMAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS NO PÓS-PANDEMIA
Abstract
A educação sempre é alvo de reflexões, nos níveis formal e informal. A pandemia da Covid-19, decretada em março de 2020, fez emergir uma crise sistêmica sem precedentes no planeta e gerou um cenário de muitas incertezas. Crises, em si, trazem oportunidades e desafios para os atores envolvidos em quaisquer processos. No contexto do ambiente formal das universidades, os impactos do cenário antes e pós-pandemia e da expansão da Covid-19 foram observadores de forma ampla, consolidando a perspectiva da reinvenção. Nesta pesquisa, são usados os métodos da revisão de literatura e da observação participante para uma discussão crítica sobre o cenário, na busca da apresentação de caminhos de adaptação das universidades brasileiras para o porvir, a partir de 2023. Como conclusões, identificam-se as universidades brasileiras como espaços de vanguarda, no contexto da educação formal e a visão mais abrangente do professor como alguém que protagoniza o processo de ensino-aprendizagem.
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