A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NEGOCIADA COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA À COMUNIDADE ESCOLAR: UM OLHAR REFLEXIVO DO NAI-FEUSP
Abstract
Este trabalho visa contribuir com as atuais discussões acadêmicas no que diz respeito ao campo da avaliação educacional, evidenciando as especificidades da avaliação institucional negociada com a comunidade escolar. Este texto é um desdobramento da produção do documentário “Avaliar com Todos Para Mudar a Escola” e tem como objetivo divulgar uma perspectiva crítica referente à temática da avaliação educacional por meio de entrevistas realizadas com as coordenadoras do Núcleo de Avaliação Institucional da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (NAI-FEUSP). Os relatos foram gravados e passaram pelos processos de transcrição, textualização, transcriação e validação textual pelas entrevistadas, conforme metodologia da História Oral (MEIHY, 1993; 1996). Conclui-se que este trabalho oferece uma reflexão sobre a referida temática valorizando a trajetória de investigação do NAI-FEUSP ao difundir o discurso deste coletivo e mostrando que é possível uma educação que valorize a construção de identidades das escolas públicas, o que propicia um ensino-aprendizagem mais humanitário a partir de ações que promovam a luta pela autonomia escolar e pela qualidade social da educação.
References
CHIOZZINI, Daniel F. Os ginásios vocacionais: a (des) construção da história de uma experiência educacional transformadora (1961-1969). 2003. 124 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.
CHIOZZINI, Daniel F. História e memória da inovação educacional no Brasil: o caso dos Ginásios Vocacionais (1961-69). 2010. 341 f. Tese (Doutorado)-UNICAMP, Campinas, 2010.
MEIHY, José C. S. B. História e memória ou simplesmente história oral? In: Anais do Encontro de História e Documentação Oral. 5-11, UnB, Brasília, 1993.
MEIHY, José C. S. B. Manual de História Oral. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
OCDE. Regards sur l’éducation - Les indicateurs de l’OCDE, Paris, 1997.
SÉLYS, Gérard de. L’école, grand marché du XXIe siècle. Le Monde diplomatique, juin, 1998. Disponível em: <https://goo.gl/A2ttY6>. Acesso em: 29 jan. 2022.
TAMBERLINI, Angela R. M. de B. Os ginásios vocacionais: a dimensão política de um projeto pedagógico transformador. São Paulo: Editora Annablume, 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).