‘ENTREUMEI’: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS(ES) DAS INFÂNCIAS EM CONTEXTOS PANDÊMICOS
Abstract
Com o presente texto, objetivamos discutir sobre movimentos de formação continuada ocorridos com professoras(es) da Educação Infantil, em tempos de pandemia, em um período que as escolas se mantiveram-se fechadas por mais de um ano. Com o objetivo de produzirmos reflexões sobre processos de formação continuada e planejamento de professoras e professores no complexo tempo vivido, permeado de angústias, dores e incertezas, trazemos o relato de uma experiência de formação continuada ocorrida entre duas Unidades Municipais de Educação Infantil do Município de Niterói – RJ, no ano de 2020. A narrativa da experiência formativa nos aponta para o diálogo como base constitutiva dos processos de planejamento e tomadas de decisões compartilhadas e para as tensões que envolvem esse espaço-tempo de organização e planejamento do trabalho pedagógico remoto com crianças pequenas.
References
ANPED. Manifesto ANPEd. Educação a Distância na Educação Infantil, não! Rio de Janeiro: ANPED, 2020. Disponível em: https://anped.org.br/news/manifesto-anped-educacao-distancia-na-educacao-infantil-nao Acesso em: 02 fev. 2021.
AGUDO, Alejandra. Desenvolvimento humano cai pela primeira vez desde 1990 em meio à pandemia de coronavírus. Madri: El País, 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/planeta_futuro/2020-05-21/desenvolvimento-humano-cai-pela-primeira-vez-desde-1990-em-meio-a-pandemia-de-coronavirus.html>. . Acesso em: 13 mar. 2021.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 2002
BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional da Educação, Câmara da Educação Básica. Brasília, DF, 2009.
BENJAMIN. W. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Organização Walter Benjamin. Magia e técnica, arte e política: Ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CASTRO, Regina. Observatório Covid-19 aponta maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil. Agência Fiocruz de notícias. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/observatorio-covid-19-aponta-maior-colapso-sanitario-e-hospitalar-da-historia-do-brasil>. Acesso em: 13 mar. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo. Paz e Terra, 1996.
GARCIA, Regina Leite (org.) A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. São Paulo, SP: Cortez, 2008
KOHAN, Omar. Tempos de pandemia e necropolítica: ainda há tempo de infância? Revista Latinoamericana de Colegio Internacional de Filosofia. Buenos Aires, jun, 2020. Disponível em: < » Tempos de pandemia e necropolítica: ainda há tempo de infância? Por Walter Omar Kohan (revistalatinoamericana-ciph.org)> Acesso em 19 dez. 2021
LARROSA. Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Palestra proferida no 13o. COLE 2013. Congresso de Leitura do Brasil. Unicamp- Campinas 2013 SP- 2001. Disponível em: http://www.unirio.br/cla/ppgeac/processo-seletivo-2021/bibliografia-2021/larrosa-jorge-notas-sobre-a-experiencia-e-o-saber-de-experiencia/at_download/file Acesso em 05 de jun. 2021
MANHÃES, Luiz Carlos Siqueira. Redes de formação de educadores. Organização Joanir Gomes de Azevedo; Neila Guimarães. Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 99-120.
MORIN, Edgar. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.
NEVES. André. Obax. São Paulo: Brinque-Book, 2010
OGEDA, Adriane; LAGE, Lívia; VIEIRA; Nuelna. Dançar, mover, deslocar: o corpo na formação dos profissionais da educação infantil. Revista Veras, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 48-67, jan/jun, 2018.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia; FORMOSINHO, João. Pedagogia-em-participação: em busca de uma práxis holística. Organização Julia Oiveira-Formosinho; Christine Pascal. Documentação Pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 26-56.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).