DISPOSITIVOS EDUCACIONAIS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS DESAFIOS DO CENÁRIO DE TRANSIÇÃO PARA UM ENSINO HÍBRIDO NAS ENGENHARIAS
Abstract
Este artigo tem como objetivo a proposição e análise de uma série de práticas de pesquisa-ensino em torno de um dispositivo educacional que integra tecnologias digitais e os desafios do cenário de transição para um ensino híbrido nas engenharias. Do ponto de vista metodológico, foi constituído um dispositivo de ensino e pesquisa a partir do qual realizaram-se algumas experiências de aplicação de metodologias para aprendizagem ativa e crítica no contexto do ensino de Engenharia de Produção. São apresentadas algumas atividades desenvolvidas no âmbito de um grupo de pesquisas de uma Instituição de Ensino Superior, que congrega docentes e estudantes do ensino médio-técnico ao doutorado. A pesquisa-ação constatou que a configuração do estágio docente pode servir como importante dispositivo de pesquisa e intervenção no âmbito da Engenharia de Produção, entendendo que o ensino de engenharia, presencial, a distância, híbrido ou remoto, precisa ter foco nos seres humanos e suas relações sociais.
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