DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CASO DO MUSEU VIRTUAL DE MINERALOGIA (MUSP)
Abstract
Com o aumento do acesso da população brasileira à internet, como também a novas tecnologias, foi proporcionado a educação o trabalho com novas estratégias de ensino via o uso dessas novas tecnologias, denominadas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Uma dessas TDICs são os jogos digitais. Com isso em mente, este trabalho teve como objetivo descrever o desenvolvimento, a arquitetura e uma aplicação preliminar de um jogo digital intitulado Museu de Mineralogia da USP de Ribeirão Preto (MUSP) com alunos de um curso de licenciatura em Química. Os principais resultados, mesmo preliminares, destacaram que o jogo possui potencial de fazer com que os alunos compreendam diversos conceitos inerentes a área de Química. Logo, compreende-se que o jogo sobre mineralogia, apresenta alto potencial como estratégia de ensino ligada à nova demanda do mundo contemporâneo.
References
CARNEIRO, Celso Dal Ré; BARBOSA, Ronaldo; PIRANHA, Joseli Maria. Bases teóricas do projeto Geo-Escola: uso de computador para ensino de Geociências. Brazilian Journal of Geology, v. 37, n. 1, p. 90-100, 2007.
CGI.BR – COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil – TIC Domicílios e Empresas 2019. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123121817/tic_dom_2019_livro_eletronico.pdf. Acesso em 24 de janeiro de 2022.
DA SILVA, Leo Victorino. Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: três perspectivas possíveis. Revista de Estudos Universitários-REU, v. 46, n. 1, p. 143-159, 2020.
FUMAGALLI, L. O ensino de ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões, Porto Alegre: ArtMed, 1995.
HERZOG, Rodrigo Castelo Branco et al. Probabilidade na Educação Básica: Uma proposta de jogo como recurso didático. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero Americana, 2009.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brinquedo na educação: considerações históricas. Série Idéias, v. 7, p. 39-45, 1995.
NAKAMURA, Jeanne; CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow theory and research. Handbook of positive psychology, p. 195-206, 2009.
PNAD, I. Pesquisa nacional por amostra de domicílio–pnad–acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal: 2017. Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro. Disponível em:
ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Anais…XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, v. 18, 2016.
SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à teoria da cor. UTFPR Editora. p. 113-124. 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).