AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DAS REDES DE COLABORAÇÃO (1942-2018)
Abstract
O artigo investiga os autores que se dedicam à temática da avaliação na formação de professores, enfocando a perspectiva das redes sociais colaborativas e do desenho do campo científico. Caracteriza-se como um estudo bibliométrico de natureza quantiqualitativa e analisa 177 artigos mapeados nas bases de dados Web of Science e Scopus. Mostra que 337 autores formam a rede de colaboração completa com baixa densidade (0,5%), sendo que 20 autores publicaram mais de um artigo e apresentam continuidade nas pesquisas sobre o tema. Neste mapeamento, Victor Manuel Lopez-Pastor é o autor mais produtivo e Dominique Sluijismans, o autor mais impactante. Nos últimos 5 anos, tem havido uma expansão das parcerias internacionais, sendo Espanha e Nova Zelândia os países com mais ligações. O aumento da produção coletiva e o estabelecimento de novas parcerias internacionais são os grandes desafios para o crescimento do tema e o fortalecimento das redes.
References
BLACK, Paul; WILIAM, Dylan. Inside the Black Box: Raising Standards through Classroom Assessment. Phi Delta Kappan. v. 1, n. 92, p. 81-90, 2010. DOI: 10.1177/003172171009200119
BLOCH, Mark L. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BUSSAB, Wilton O.; MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2017
CECHELLA, João Carlos. A avaliação em educação física: uma nova perspectiva. Revista Kinesis, Santa Maria, n. 8, p. 65-76, 1991.
CRESWELL; CLARK, 2013.
DARIDO, Suraya C. Avaliação em educação física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Org.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
DEPRESBITERIS, Léa. Instrumentos de avaliação: a necessidade de conjugar técnica e procedimentos éticos. Revista Aprendizagem, Pinhais, v.1, n. 1, p.38-39, jul/ago 2007.
ESTEBAN, Maria T. (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas, e políticas. São Paulo: Unesp, 2009.
FROSSARD, Matheus L.; CASSANI, Juliana M.; STIEG, Ronildo; PAULA, Sayonara C.; SANTOS, Wagner. Appropriations of the evaluation practices for teaching of undergraduate students in physical education, Journal of Physical Education, v. 29, p. 1-13, 2018. DOI: 10.4025/jphyseduc.v29i1.2970
FUZII, Fábio T. Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura. 2010. 197 f. Dissertação (Mestrado em Pedagogia da Motricidade Humana) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
GINZBURG. Carlos. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
HAMODI, Carolina; LÓPEZ-PASTOR, Victor M.; LÓPEZ-PASTOR, Ana Teresa. If I experience formative assessment whilst studying at university, will I put it into practice later as a teacher? Formative and shared assessment in Initial Teacher Education (ITE), European Journal of Teacher Education, v. 40, n. 2, p. 1-20, 2017. DOI: 10.1080/02619768.2017.1281909
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
LANDER, Natalie J.; BARNETT, Lisa M.; BROWN, Helen; TELFORD, Amanda. Physical education teacher training in fundamental movement skills makes a difference to instruction and assessment practices. Journal of Teaching in Physical Education, v. 34, n. 3, p. 548-556, 2015. Doi: 10.1123/jtpe.2014-0043
LÓPEZ-PASTOR, Victor M.; PÉREZ-PUEYO, Ángel; BARBA, José J.; LORENTE-CATALÁN, Eloísa. Students’ perceptions of a graduated scale used for self-assessment and peer-assessment of written work in pre-service physical education teacher education (PETE). Cultura, ciencia y deporte, v. 11, n. 1, p. 37-50, 2016. DOI: 10.12800/ccd.v11i31.641
MENDES, Olenir M. Formação de professores e avaliação educacional: o que aprendem os estudantes das licenciaturas durante sua formação. 2006. 166f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
NOVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Caderno de Pesquisa [online], v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017. DOI: 10.1590/198053144843
PASCARELLA, Ernest T.; TERENZINI, Patrick T. How College Affects Students: A Third Decade Of Research. San Francisco: Jossey-Bass, 2005.
PICOS, Andrés P.; LÓPEZ-PASTOR, Victor M. Haz lo que yo digo pero no lo que yo hago: sistemas de evaluación del alumnado en la formación inicial del profesorado. Revista de Educación, v. 36, p. 279-305, 2013. DOI: 10.4438/1988-592X-RE-2011-361-143
POPHAM, James W. Classroom assessment: what teachers need to know. Londres: Pearson, 2013.
ROMBALDI, Rosiane M.; CANFIELD, Marta S. A formação profissional em educação física e o ensino da avaliação. Revista Kinesis, Santa Maria, n. 21, p. 31-36, 1999.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Artmed: Porto Alegre, 2000.
SANTOS, Wagner.; STIEG, Ronildo.; GARCÍA, Efren P.; SARNI, Mariana; LÓPEZ, David P.; CANTERA, Luciana. Evaluación en la formación docente en educación física de Brasil, Colombia y Uruguay: qué y para qué los profesores de los cursos evalúan?. In: SANTOS, W.; STIEG, R. Evaluación educativa en la formación de profesores: Brasil, Colombia, Chile, España, Inglaterra, México, Nueva Zelandia y Uruguay. Curitiba: Appris, 2021. p. 233-264.
SANTOS, Wagner; ROSTOLDO Lívia; CASSANI, Juliana; MELLO, André S.; SCHNEIDER, Omar. Avaliação na educação física escolar: construindo possibilidades para atuação profissional. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.30, n. 4, p. 153-179, 2014. DOI: 10.1590/S0102-46982014000400008
SANTOS, Wagner. Currículo e avaliação na educação física: do mergulho à intervenção, Vitória: Proteoria, 2005.
SANTOS, Wagner; MAXIMIANO, Francine. L.; MATOS, Juliana. M. C.; MELLO, André. S.; SCHNEIDER, Omar.; FERREIRA NETO, Amarílio. Significance of assessment experiences during initial teacher training in physical education. Motriz: revista de educação física, Rio Claro, v. 22, n. 1, p. 62-71, Mar. 2016. Doi: 10.1590/S1980-6574201600010009.
SANTOS, Wagner; VIEIRA, Aline O.; STIEG, Ronildo; MATHIAS, Bruna J.; CASSANI, Juliana M. Práticas avaliativas de professores de educação física: inventariando possibilidades. Journal of Physical Education, v. 30, p. 3005, 2019. DOI: 10.4025/jphyseduc.v30i1.3005
SIEBERT, Raquel S. Avaliação em educação física: uma produção da verdade disciplinar. Revista Brasileira Ciência do Esporte, Santa Maria, v. 16, n. 3, p. 151- 157, 1995.
SLINGERLAND, Menno; BORGHOUTS, Lars; JANS, Liesbeth; WEELDENBURG, Gwen; VAN DOKKUM, Gertjan; VOS, Steven; HAERENS, Leen. Development and optimisation of an in-service teacher training programme on motivational assessment in physical education. European Physical Education Review, v. 23, n. 1, p. 91-109, 2017. DOI: 10.1177/1356336X16639212.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).