O ENSINO REMOTO, NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL, A PARTIR DA VISÃO DOS ESTUDANTES
Abstract
A presente análise visa a elucidar o olhar que os discentes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) Campus São Vicente do Sul possuem em relação ao processo de ensino remoto adotado pela Instituição, a partir da portaria de suspensão das aulas presenciais, em virtude da pandemia do covid-19. Inicialmente, situa-se o leitor em relação à realidade do IFFar e contextualiza-se o grupo de estudantes do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado, público alvo da pesquisa em virtude da estreita relação que possui com as tecnologias e os recursos digitais (TDICs). Em seguida, se apresenta a linha do tempo de ações adotadas pelo Instituto quanto às atividades de ensino. A fim de compreender a visão dos discentes, aplicou-se um questionário semi-estruturado que foi respondido e retornado através do aplicativo Google Formulários. A análise dos questionários e os resultados apontaram a linha de pensamento a ser discutida e a efetiva contribuição das TDICs neste processo de atividades remotas.
References
BRAGA, Denise Bértoli; VÓVIO, Claudia Lemos. Uso de tecnologias e participação em letramentos digitais em contextos de desigualdade. In: BRAGA, Denise Bértoli (org.). Tecnologias digitais da informação e comunicação e participação social: possibilidades e contradições. São Paulo: Cortez, 2015.
BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm
Acessado em 06 out. 2018.
IFFAR. Plano de Desenvolvimento Institucional. Instituto Federal Farroupilha, 2014. Disponível em http://w2.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/20148309056884pdi_14_18pdf.pdf. Acesso em 06 out. 2018.
IFFAR. Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul (Técnico em Manutenção e Suporte em Informática), 2020.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA Maria; RAMOS Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de Educação integral de Trabalhadores. In: COSTA, H.; CONCEIÇÃO, M. (Org.). Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional e profissional. São Paulo: CUT, 2005, p. 19-62.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores: condições e problemas atuais. 2016. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/347. Acesso em: 27 ago. 2020.
IBGE. São Vicente do Sul. 2017. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/sao-vicente-do-sul/panorama. Acesso em 02 set. 2020.
KLAMMER, Celso. Tecnologia da informação e comunicação: o paradigma da complexidade na formação do professor universitário. 1. ed. Curitiba: Appris, 2016.
JOYE, Cassandra; MOREIRA, Marília; ROCHA, Sinara. Educação à distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de covid-19. In: RSD Journal, v. 9, n. 7, 2020, p. 1-29. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/341828716_Educacao_a_Distancia_ou_Atividade_Educacional_Remota_Emergencial_em_busca_do_elo_perdido_da_educacao_escolar_em_tempos_de_COVID-19. Acesso em 11 jul. 2020.
MILL, Daniel; REALI, Aline Maria M. R. (org.). Educação à distância, qualidade e convergência: sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. São Carlos: EdUFSCar, 2016.
MORAN, José. Como transformar as práticas educacionais apoiadas no ensino híbrido e nas metodologias ativas? 2020. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/?p=1629. Acesso em 03 set. 2020.
MOREIRA, José; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. In: Revista UFG. v. 20. 63438. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/34772 Acesso em 11 jul. 2020.
MOURA, Dante; FILHO, Domingos; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. In: Revista Brasileira de Educação. v. 20 n. 63 out.-dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-1057.pdf. Acesso em 12 out. 2018.
RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. In: Anais... Seminário Secretaria de Educação do Estado do Pará. 2008. Disponível em http://www.iiep.org.br/curriculo_integrado.pdf. Acesso em 20 fev. 2019.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra/Portugal: Edições Almedina, 2020.
SILVA, Monica Ribeiro; COLONTINO, Eloise Medice. Integração Curricular: o que revelam as primeiras iniciativas do Ensino Médio Integrado e suas propostas pedagógicas. In: SILVA, M.R. Ensino Médio Integrado: Travessias. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013. p. 175-204.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).