CHILDREN'S LITERACY CHALLENGES IN TIMES OF PANDEMIC IN BRAZIL
Abstract
Objetivou-se com esse trabalho abordar a alfabetização dos anos iniciais em tempos de pandemia, discorrendo sobre sua importância e os desafios enfrentados pelos professores e alunos neste contexto. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando-se a plataforma do Google-Acadêmico, com o uso dos descritores "Alfabetização e letramento", "Ensino e aprendizagem da leitura", "Desafios da alfabetização em tempos de pandemia", em periódicos nacionais. Neste estudo foi possível relatar os principais desafios enfrentados pelos professores alfabetizadores e pelos alunos que passaram a ser alfabetizados remotamente. Afinal, os professores conseguiram alfabetizar seus alunos em tempos de pandemia? A alfabetização no Brasil sempre foi um desafio, portanto a apresentação de dificuldades dos alunos e professores, podem orientar o desenvolvimento de políticas públicas, a fim de atenuar as desigualdades. Assim, é fundamental a formação continuada do professor, inclusive sobre a manipulação dos recursos digitais aplicados à alfabetização.
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