SABERES E FAZERES DOCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÃO, IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO DE “INÉDITOS VIÁVEIS”
Abstract
Neste trabalho, busca-se compreender como professores da Educação Infantil de uma instituição pública vêm se apropriando da realidade pandêmica e, com base em seus saberes e fazeres docentes constituídos, vão combinando os elementos da realidade para criar novas práticas pedagógicas. A perspectiva de Vigotski (2009) sobre como acontecem os processos de imaginação e criação humana e o conceito de “inédito viável” de Paulo Freire (1981) fundamentam o estudo. Em permanente reflexão e diálogo sobre as condições da realidade, e resgatando referências nas histórias pessoais, profissionais e acadêmicas, os professores criaram, coletivamente, novas estratégias pedagógicas, reconfigurando os fazeres docentes. A dinâmica escolar se reinventa, diante de diferentes demandas, criando novos modos de comunicação e interação. Neste tempo de tanta incerteza e questionamento sobre o papel da escola, torna-se urgente repensar, reinventar os saberes e os fazeres pedagógicos, a profissionalidade docente em todos os segmentos da educação básica ao ensino superior.
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