METODOLOGIAS ATIVAS: TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Abstract
O modo com que as pessoas aprendem e de como a escola constrói um caminho efetivo para aprendizagem, sempre foi objeto de muitas discussões. Isso porque os mecanismos, metodologias e o modo que se constrói para aprender são complexos e amplos. Isso exigiu de muitos estudiosos, intensas pesquisas para melhor compreender como as pessoas aprendem. Esses estudos resultaram em diversas teorias da aprendizagem. Elas fazem parte do universo escolar. Fala-se isso, porque os professores que promovem a construção da aprendizagem com seus alunos, através de diversas metodologias, devem encontrar caminhos diferentes e ajustáveis a cada demanda e necessidade deles. As metodologias ativas, que possibilitam ao professor o uso de diversos modos na promoção da construção do conhecimento, criam uma nova diretriz para a construção do saber. Elas são sempre pautadas em abordagens humanistas e cognitivas, muito afastadas das ações behavioristas, que infelizmente ainda estão presentes no processo educativo. Para buscar elucidar toda essa questão, adotou-se a metodologia bibliográfica e qualitativa. Os resultados encontrados no decorrer desse estudo, mostraram que é preciso que o professor rompa com teorias mecânicas e conservadoras para ter um objeto educacional pautadas no entendimento, na interação com o aluno e pautada, acima de tudo, na responsabilidade de construir o conhecimento de forma respeitosa e mútua com os alunos.
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