TEXTBOOK
CURRICULAR AND FORMATIVE INTERLACING
Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar a partir do processo de escolha, usos do livro e planejamento, a prática pedagógica e curricular das docentes com o livro didático em seus cotidianos escolares. A política do livro didático no país está intrinsecamente ligada às questões políticas e curriculares. Desta forma, suas ações são embebidas por aspectos ligados a essas duas áreas. Para o alcance do objetivo proposto, a pesquisa se insere metodologicamente nos pressupostos de uma pesquisa qualitativa, dentro de uma perspectiva de pesquisa participante tendo em vista a posição de inserção da pesquisadora no ambiente – que é, também, seu lugar de atuação docente – e contexto dos sujeitos dessa pesquisa e sua relação com eles. Os sujeitos desse estudo são professoras de uma escola pública estadual dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do município de Rio Branco, no estado do Acre. Quanto ao uso que as docentes fazem do livro, inferiu-se que, como sujeitos praticantespensantes, elas o utilizam a partir das suas ressignificações, subversões e negações ao que lhe é imposto pela política do livro didático no Brasil e pelas políticas curriculares em curso.
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